VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE PRONTIDÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL

Publicado em 31/10/2018 - ISBN: 978-85-5722-131-4

Título do Trabalho
VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE PRONTIDÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL
Autores
  • Renan Gila Pereira
  • Marina Leite Puglisi
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguagem
Data de Publicação
31/10/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sijo2018/111600-validacao-de-uma-escala-de-prontidao-escolar-para-criancas-do-ensino-infantil
ISBN
978-85-5722-131-4
Palavras-Chave
Fonoaudiologia, Linguagem Infantil, Estudos de Validação
Resumo
O presente estudo contribuirá para o desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação da prontidão escolar das crianças pré-escolares brasileiras. Os estudos sobre a prontidão escolar têm sido desenvolvidos em diversos países na atualidade, devido à sua importância como medida preditora de futuras habilidades acadêmicas, e muitas pesquisas indicam a importância das habilidades de prontidão escolar, como linguagem, matemática e habilidades sociais, relacionando-as diretamente ao sucesso acadêmico. A literatura aponta instrumentos internacionais usados para avaliar a prontidão escolar, porém não existem instrumentos nacionais validados voltados para a realidade da educação brasileira, o que dificulta a uniformização da avaliação, desfavorecendo a comparação de resultados e o desenvolvimento de pesquisas na área. Assim, o objetivo do estudo foi validar uma escala de avaliação da prontidão escolar para crianças pré-escolares brasileiras. As propriedades psicométricas da escala foram avaliadas em dois momentos diferentes, em termos de validade de constructo e validade convergente, através da análise estatística baseada na Teoria de Resposta ao Item. Para a análise, a amostra desta pesquisa foi constituída por 27 escolas da rede pública de ensino infantil da cidade de São Caetano do Sul, e um professor de cada escola preencheu uma escala de prontidão escolar para cada um de seus alunos (N= 582), em dois momentos diferentes: ao início e ao final do ano. Os alunos tinham entre 3,6 e 6,1 anos de idade (M = 4,8 DP = 0,6) e estavam matriculados nas classes I e II do Ensino Infantil no momento da avaliação. O instrumento norteador para a criação da escala brasileira de prontidão escolar, utilizada nas escolas, foi o Early Years Foundation Stage Profile (EYFSP), uma escala composta por cinco domínios e que é utilizada no Reino Unido a nível curricular nacional como forma de avaliar e monitorar o desenvolvimento acadêmico das crianças no ensino infantil. Após a tradução do EYFSP, foram feitas as adaptações de conteúdo de acordo com a realidade educacional brasileira. Depois de tabulados os dados coletados e feitas as análises estatísticas necessárias, a escala foi validada com base na análise de critérios psicométricos. Após feitos os ajustamentos do modelo proposto, com base nos índices de adequação, o modelo que apresentou melhores resultados e se mostrou invariante com o tempo (avaliações inicial e final) foi constituído pelos seguintes domínios: Social – composto por 6 itens, Linguagem – 4 itens e Matemática – 5 itens, totalizando 15 itens ao total. Este material será de grande importância para auxiliar na identificação precoce das crianças em risco para dificuldades de aprendizagem, bem como para ajudar a construir modelos teóricos em pesquisas educacionais nacionais, portanto, um estudo de grande impacto para a área da fonoaudiologia e educação no país.
Título do Evento
XXVIII Simpósio e XIV Jornada de Fonoaudiologia da UNIFESP
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIX Simpósio e XIV Jornada de Fonoaudiologia da UNIFESP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Renan Gila; PUGLISI, Marina Leite. VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE PRONTIDÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SIJO2018/111600-VALIDACAO-DE-UMA-ESCALA-DE-PRONTIDAO-ESCOLAR-PARA-CRIANCAS-DO-ENSINO-INFANTIL. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes