APLICAÇÃO DA BATERIA MTL–BRASIL EM INDIVÍDUOS NORMAIS ANALFABETOS: ESTUDO PILOTO

Publicado em 31/10/2018 - ISBN: 978-85-5722-131-4

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DA BATERIA MTL–BRASIL EM INDIVÍDUOS NORMAIS ANALFABETOS: ESTUDO PILOTO
Autores
  • Ariane Pereira
  • carolina ortiz babbitt
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguagem
Data de Publicação
31/10/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sijo2018/111587-aplicacao-da-bateria-mtlbrasil-em-individuos-normais-analfabetos--estudo-piloto
ISBN
978-85-5722-131-4
Palavras-Chave
Linguagem, Afasia, Avaliação, Escolaridade
Resumo
Introdução: O analfabetismo é um problema que afeta 7,4% da população brasileira com idade de 15 anos ou mais. Muitos estudos mostram a influência da escolaridade em diversas funções cognitivas, por isso a importância de uma avaliação de linguagem que possa se basear em parâmetros fidedignos para pacientes analfabetos e o cuidado com essa avaliação, principalmente, pela questão da formalização dos testes e para que o clínico possa considerar quais eram as habilidades linguísticas do paciente antes da ocorrência da lesão cerebral, evitando resultados falsos positivos. Objetivo: verificar o desempenho de indivíduos analfabetos nas tarefas linguísticas avaliadas pela bateria de Linguagem MTL-Brasil, e obter dados que possam ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de sujeitos afásicos analfabetos. Métodos: Trata-se de um estudo piloto que foi desenvolvido no Laboratório de Neuropsicolinguística do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. O estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo sob o número 0036/2018. Foram avaliados 23 indivíduos analfabetos, 11 do sexo masculino e 12 do feminino e com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos, os participantes são alunos matriculados para o programa de Alfabetização de adultos Jovens (EJA). Todos os voluntários foram submetidos a Bateria de Avaliação de linguagem (MTL-Brasil) e avaliados pela mesma avaliadora, individualmente, em sala silenciosa. O teste foi aplicado seguindo-se estritamente as normas do instrumento em questão. Neste estudo foram realizadas as provas de entrevista dirigida, linguagem automática, compreensão oral, discurso narrativo oral, repetição, fluência verbal semântica, praxias não-verbais, nomeação oral, manipulação de objetos sob ordem verbal, fluência verbal fonológica/ ortográfica, reconhecimento de partes do corpo e noções de direita e esquerda, ditado de números, leitura de números e cálculo numérico e não foram realizadas as de comunicação escrita da bateria (compreensão escrita, cópia, escrita sobre ditado, leitura em voz alta, nomeação escrita, compreensão oral do texto, discurso narrativo escrito e compreensão escrita do texto). Após a análise das respostas obtidas em cada tarefa do teste foi realizada a análise estatística, pesquisando-se valores da média, mediana, limites superior e inferior. Resultados: Foi verificado um maior número de erros comparado aos dados normativos da menor escolaridade oferecida pela MTL em tarefas de compreensão oral, discurso narrativo oral, repetição, nomeação, manipulação de objetos sob ordem verbal, fluência verbal fonológica ortográfica, ditado e leitura de números e cálculo numérico. Conclusão: O analfabetismo influenciou o desempenho dos indivíduos nas tarefas de compreensão oral, discurso narrativo oral, repetição, nomeação, manipulação de objetos sob ordem verbal, fluência verbal fonológica ortográfica, ditado e leitura de números e cálculo numérico avaliados pela Bateria MTL- Br. Este é um estudo preliminar. Adicionalmente, foram obtidos dados que poderão ser utilizados para fins de comparação durante a avaliação da linguagem em indivíduos afásicos analfabetos.
Título do Evento
XXVIII Simpósio e XIV Jornada de Fonoaudiologia da UNIFESP
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIX Simpósio e XIV Jornada de Fonoaudiologia da UNIFESP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Ariane; BABBITT, carolina ortiz. APLICAÇÃO DA BATERIA MTL–BRASIL EM INDIVÍDUOS NORMAIS ANALFABETOS: ESTUDO PILOTO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SIJO2018/111587-APLICACAO-DA-BATERIA-MTLBRASIL-EM-INDIVIDUOS-NORMAIS-ANALFABETOS--ESTUDO-PILOTO. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes