AVALIAÇÃO DA AFASIA EM PACIENTES COM BAIXA ESCOLARIDADE

Publicado em 31/10/2018 - ISBN: 978-85-5722-131-4

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA AFASIA EM PACIENTES COM BAIXA ESCOLARIDADE
Autores
  • Natalia Malagueta
  • carolina ortiz babbitt
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguagem
Data de Publicação
31/10/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sijo2018/111328-avaliacao-da-afasia-em-pacientes-com-baixa-escolaridade
ISBN
978-85-5722-131-4
Palavras-Chave
LInguagem, Afasia, Escolaridade
Resumo
INTRODUÇÃO: Um dos primeiros passos para reabilitação e manutenção da qualidade de vida do paciente afásico é o diagnóstico. É possível defini-lo através da avaliação de linguagem, obtida com o auxílio de instrumentos padronizados. A Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem - MTL-Brasil é o primeiro teste com psicometria adequada, que avalia a linguagem de indivíduos adultos. A MTL-Brasil é um instrumento eficaz para avaliação de indivíduos com 5 anos de estudo ou mais, entretanto, são necessários estudos que comprovem a possibilidade de sua utilização para o diagnóstico de indivíduos com 1 a 4 anos de escolaridade. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi verificar a aplicabilidade da bateria MTL-BR em indivíduos afásicos com baixa escolaridade. METODOLOGIA: O presente estudo foi submetido ao CEP (Comite^ de E´tica em Pesquisa da UNIFESP) e aprovado sob parecer número 1219/2017.Trata-se de um estudo retrospectivo realizado no Laboratório de Neuropsicolinguística da UNIFESP – Hospital São Paulo. A amostra foi constituída a partir de um grupo de 30 pacientes afásicos de baixa escolaridade, a saber, de 1 a 4 anos de estudo, cujos dados foram previamente avaliados com a MTL-BR na rotina do ambulatório, e um grupo controle formado por 36 indivíduos. RESULTADOS: Em relação à caracterização específica do grupo afásico, onze indivíduos (36,66%) receberam o diagnóstico de Afasia Mista, cinco (16,66%) de Afasia Anômica, quatro (13,33%) de Afasia Transcortical Mista, três (10%) de Afasia de Wernicke, três (10%) de Afasia Global, dois (6.66%) de Afasia Motora Mista e dois (6,66%) de Afasia Transcortical Sensorial. Quanto à etiologia, 22 indivíduos tiveram suas lesões neurológicas ocasionadas por AVEs isquêmicos (73,33%), 3 indivíduos por AVEs hemorrágicos (10%) e em outros cinco indivíduos o tipo do AVC não foi especificado (16,66%). Após análise estatística dos dados foi observado que a diferença entre os grupos foi estatisticamente significante para todas as tarefas da MTL, com exceção da tarefa de “Manipulação de Objetos”. Assim sendo, todas as tarefas, exceto a “Manipulação de Objetos”, foram sensíveis para detectar o efeito lesão em indivíduos com baixa escolaridade. DISCUSSÃO: Após análise estatística foi observado que, em 19 das 20 tarefas analisadas, houve diferenças estatisticamente significantes entre as performances do GC e GA. Esse dado sugere que mesmo se tratando de um instrumento formal de avaliação, a MTL-BR pode ser utilizada em indivíduos de baixa escolaridade, sendo possível diferenciar claramente indivíduos normais de afásicos nas tarefas linguísticas propostas nesse instrumento de avaliação. CONCLUSÃO: A partir dos resultados obtidos neste estudo é possível concluir que os procedimentos formais de avaliação, como a bateria MTL-BR, são capazes de identificar as alterações linguísticas oriundas de lesão cerebral, mesmo em indivíduos de baixa escolaridade.
Título do Evento
XXVIII Simpósio e XIV Jornada de Fonoaudiologia da UNIFESP
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIX Simpósio e XIV Jornada de Fonoaudiologia da UNIFESP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MALAGUETA, Natalia; BABBITT, carolina ortiz. AVALIAÇÃO DA AFASIA EM PACIENTES COM BAIXA ESCOLARIDADE.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SIJO2018/111328-AVALIACAO-DA-AFASIA-EM-PACIENTES-COM-BAIXA-ESCOLARIDADE. Acesso em: 12/06/2025

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