ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA COLÉGIOS DE APLICAÇÃO

Publicado em 12/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-668-5

DOI
10.29327/1200704.561578  
Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA COLÉGIOS DE APLICAÇÃO
Autores
  • Luiza Santana Chaves
  • Marcos Sala
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa na Educação Básica:
Data de Publicação
12/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/561578-estagio-supervisionado-em-gestao-escolar-no-centro-pedagogicoufmg--desafios-e-perspectivas-para-colegios-de-apli
ISBN
978-85-5722-668-5
Palavras-Chave
Docente gestor, Formação de professores, Ensino Fundamental.
Resumo
Existem diversos modelos de gestão escolar ao redor do mundo. Em se tratando de colégios de aplicação (CAp), a gestão é feita por docentes, muitos dos quais não receberam treinamento ou preparo prévio para exercer esta atividade. Portanto, realizar ações de orientação e supervisão em Gestão Escolar nos CAp, cujos interessados geralmente pertencem ao curso de Pedagogia, constituem-se como desafios adicionais, pois é necessário promover experiências e discussões que possam contribuir, com a qualidade devida, para que as observações, discussões e debates possíveis de serem feitos num CAp possam de fato serem úteis aos estudantes. Acrescenta-se a isso a responsabilidade intrínseca aos CAp de serem referências para a Educação Básica, inclusive para a Gestão Escolar. Os CAp, com isso, têm uma responsabilidade quase que exclusiva de oferecer estágios de gestão em escolas que, por definição, são campos de experimentação para a formação de professores. O Centro Pedagógico da UFMG (CP), como CAp, se coloca também como campo de observação, sistematização, análise, elaboração e implementação de projetos de formação de gestores escolares no âmbito pedagógico-administrativo, eixo muito necessário às práticas docentes atuais (que incluem funções administrativas de gestão) bem como ao cenário abarcado pelo currículo do curso de Pedagogia (que coloca a gestão escolar como uma das funções de um docente e/ou pedagogo). Portanto, o objetivo central deste trabalho é apresentar o estágio supervisionado em gestão escolar no CP, e por consequência nos demais CAp, no âmbito da formação inicial em Gestão Escolar. Essa iniciativa busca fomentar junto ao graduando uma análise crítico-reflexiva da estrutura organizacional da escola. Nesse sentido, elencamos, descrevemos e analisamos aqui as atividades teórico-práticas vivenciadas pelos estagiários no CP voltadas para a gestão administrativo-pedagógica do espaço escolar, tendo em conta o contexto diferenciado de autonomia diretiva da instituição enquanto CAp. Partindo dessa premissa, introduzimos aos estagiários, reflexões e experiências que demonstram o exercício democrático da gestão colaborativa e as responsabilidades advindas da democratização das instâncias colegiadas; os desafios e as possibilidades da (re)construção conjunta do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Interno com a comunidade escolar; a importância da parceria entre diretor e vice-diretor como interlocutores e agentes de transformação no diálogo com as instâncias colegiadas e a comunidade escolar de forma ampla. Os resultados mostraram, apesar de os CAp, e em especial o Centro Pedagógico da UFMG, funcionarem sob condições muito específicas, que diversas experiências vividas pelos CAps podem, sim, ser aplicadas a outras realidades, além de a construção e execução de propostas pedagógicas inovadoras poderem se tornar incentivos para que os então estagiários de gestão possam multiplicar essas ações junto às escolas e comunidades onde irão atuar. Como conclusões do percurso experenciado como supervisores de estagiários em Gestão Escolar, destacamos as possibilidades de analisar sob novas lentes e perspectivas a realidade do trabalho que a direção de um colégio de aplicação enfrenta no desempenho de sua função profissional.
Título do Evento
XI SICEA 2022- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Cidade do Evento
Rio Branco
Título dos Anais do Evento
Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CHAVES, Luiza Santana; SALA, Marcos. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA COLÉGIOS DE APLICAÇÃO.. In: Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Anais...Rio Branco(AC) CAp/UFAC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/siceacap2022/561578-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-EM-GESTAO-ESCOLAR-NO-CENTRO-PEDAGOGICOUFMG--DESAFIOS-E-PERSPECTIVAS-PARA-COLEGIOS-DE-APLI. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

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