AS CONDIÇÕES DA EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE AUTONOMIA E RAZÃO PÚBLICA NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT.

Publicado em 12/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-668-5

DOI
10.29327/1200704.552522  
Título do Trabalho
AS CONDIÇÕES DA EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE AUTONOMIA E RAZÃO PÚBLICA NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT.
Autores
  • Edna Selma David Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa na Educação Básica:
Data de Publicação
12/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/552522-as-condicoes-da-emancipacao-humana--uma-abordagem-a-partir-do-conceito-de-autonomia-e-razao-publica-na-filosofia-
ISBN
978-85-5722-668-5
Palavras-Chave
Menoridade; crítica; esclarecimento.
Resumo
A presente comunicação trata da concepção de autonomia e razão pública na filosofia de Immanuel Kant, frente ao propósito de investigar as condições da emancipação humana. O fio condutor da pesquisa ancora-se na exortação Sapere aude! (ousa saber!), no intuito de fazer com que os indivíduos possam fazer uso do seu próprio entendimento de forma livre e crítica e, desse modo, possam participar da construção de si e dos processos históricos, marcados pelas transformações que o envolvem e o permitem compreendê-la. Aborda-se inicialmente a forma singular com a qual Kant trata o conceito de autonomia no contexto moderno e sua relação indissociável com a liberdade. Enfatiza-se o caráter crítico da investigação empreendida pelo filósofo, a partir do qual ele fez da razão a juíza de si mesma, no intuito de encontrar as bases seguras, capazes de orientar o pensamento e as ações humanas. Recorre-se à compreensão kantiana da ideia de razão pública, a qual possibilita o debate de forma livre e pública entre os envolvidos, destacando o comprometimento destes entre si, na medida em que o debate resulta do pensamento esclarecido e a consequente saída da menoridade que, para Kant, significa desprender-se da autoridade de outrem pelo próprio entendimento, ou seja, pensar por si mesmo. Destaca-se os usos privado e público da razão e como a articulação entre eles promove a saída da menoridade. Apresenta-se o argumento público como ponto de intersecção entre o individual e o coletivo, na medida em que ele é debatido e assentido de forma crítica e que esta interação promove o engajamento político e faz do esclarecimento uma tarefa sempre atual e necessária.
Título do Evento
XI SICEA 2022- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Cidade do Evento
Rio Branco
Título dos Anais do Evento
Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Edna Selma David. AS CONDIÇÕES DA EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE AUTONOMIA E RAZÃO PÚBLICA NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT... In: Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Anais...Rio Branco(AC) CAp/UFAC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/siceacap2022/552522-AS-CONDICOES-DA-EMANCIPACAO-HUMANA--UMA-ABORDAGEM-A-PARTIR-DO-CONCEITO-DE-AUTONOMIA-E-RAZAO-PUBLICA-NA-FILOSOFIA-. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes