A ESTÉTICA DO OPRIMIDO E O CORPO DO CORPO DISCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR REMOTO

Publicado em 12/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-668-5

Título do Trabalho
A ESTÉTICA DO OPRIMIDO E O CORPO DO CORPO DISCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR REMOTO
Autores
  • Céli Do Nascimento Palacios
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa na Educação Básica:
Data de Publicação
12/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/539215-a-estetica-do-oprimido-e-o-corpo-do-corpo-discente-no-ambiente-escolar-remoto
ISBN
978-85-5722-668-5
Palavras-Chave
Teatro-Educação; Ensino Remoto; Educação Somática.
Resumo
A ESTÉTICA DO OPRIMIDO E O CORPO DO CORPO DISCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR REMOTO Céli do Nascimento Palacios 1 Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; professora de Artes Cênicas do Colégios de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O presente trabalho apresenta uma pesquisa cujo campo, a escola básica, foi carregado pelo tsunami da pandemia. Pesquisava-se o corpo do corpo docente e discente neste espaço. O Ensino Remoto Emergencial, contudo, fez com que esta pesquisadora percebesse que ainda havia uma escola constituída, de alguma forma, no imaginário, nas vidas das pessoas mesmo que através das plataformas digitais. Sendo assim, pesquisar sobre corpos políticos e solidários no ambiente escolar, mesmo sendo virtual, permaneceu pertinente e urgente. A partir das práticas da Estética e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e de práticas corporais da Educação Somática, buscou-se fortalecer o afeto, o olhar solidário para o outro, o cuidado, não só com o amigo, mas com a família e a comunidade. Realizou-se, então, em turmas de Ensino Médio, o debate sobre as opressões cotidianas a partir da Estética do Oprimido, com o compartilhamento de objetos de opressão – exercício postado na plataforma Google Classroom. Essas partilhas originaram escritas cênicas baseadas na dramaturgia do Teatro-Fórum. Observou-se que, em sua maior parte, as opressões relacionavam-se com o corpo dos estudantes e com a pressão decorrente da grande quantidade de trabalhos escolares. A pesquisa continua, no retorno ao ensino presencial, acreditando, cada vez mais, que é no encontro presencial que realizamos nosso trabalho cênico-artístico. O Ensino Remoto Emergencial, como diz o próprio nome, foi uma emergência. Palavras-chave: Teatro-Educação, Ensino Remoto, Educação Somática. Financiadora: n/a
Título do Evento
XI SICEA 2022- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Cidade do Evento
Rio Branco
Título dos Anais do Evento
Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PALACIOS, Céli Do Nascimento. A ESTÉTICA DO OPRIMIDO E O CORPO DO CORPO DISCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR REMOTO.. In: Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Anais...Rio Branco(AC) CAp/UFAC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/siceacap2022/539215-A-ESTETICA-DO-OPRIMIDO-E-O-CORPO-DO-CORPO-DISCENTE-NO-AMBIENTE-ESCOLAR-REMOTO. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes