HABITAÇÃO E MORADIA: OS ESPAÇOS DE RESIDÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UFV NA CIDADE DE VIÇOSA(MG)

Publicado em 12/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-668-5

Título do Trabalho
HABITAÇÃO E MORADIA: OS ESPAÇOS DE RESIDÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UFV NA CIDADE DE VIÇOSA(MG)
Autores
  • Eric Matheus Faria Martins
  • Leomar Tiradentes
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa na Educação Básica:
Data de Publicação
12/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/531288-habitacao-e-moradia--os-espacos-de-residencia-dos-alunos-do-ensino-medio-da-ufv-na-cidade-de-vicosa(mg)
ISBN
978-85-5722-668-5
Palavras-Chave
Geografia Urbana, Habitação, Moradia Estudantil, Especulação Imobiliária,
Resumo
A pandemia que assolou o mundo a partir de 2020 provocou na cidade de viçosa, uma grande evasão do corpo discente. Sendo uma cidade universitária, o comércio local tem nos alunos, um dos motivos que movimentam a economia e a dinâmica urbana viçosense. Ao longo das últimas décadas a cidade passou por um processo intenso de verticalização, o que acelerou ainda mais o mercado imobiliário e sua especulação. Com mais de um ano sem a presença de alunos a devolução de inúmeros imóveis alugados aos proprietários ou imobiliárias tornou-se uma realidade e a entrega desses imóveis, também ocorreu para os alunos do ensino médio CAp/COLUNI. Diante desse quadro, questiona-se como moravam esses alunos? Ocorreu a devolução dessas residências durante a pandemia? O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar como residem e que tipo de moradia utilizam os alunos do CAp/COLUN e averiguar os impactos dessas moradias no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, de caráter geográfico, que se utilizou das técnicas de aplicação on-line de questionário para os alunos do colégio visando compreender a relação entre o tipo de moradia, a qualidade de vida e a urbanização de Viçosa. Em síntese, pode-se afirmar que ocorreu a devolução das residências, principalmente, no intervalo de 3 a 9 meses após a paralisação das atividades presenciais na instituição e que os tipos de moradia é um fator que exerce influência no processo de ensino-aprendizagem.
Título do Evento
XI SICEA 2022- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Cidade do Evento
Rio Branco
Título dos Anais do Evento
Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Eric Matheus Faria; TIRADENTES, Leomar. HABITAÇÃO E MORADIA: OS ESPAÇOS DE RESIDÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UFV NA CIDADE DE VIÇOSA(MG).. In: Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Anais...Rio Branco(AC) CAp/UFAC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/siceacap2022/531288-HABITACAO-E-MORADIA--OS-ESPACOS-DE-RESIDENCIA-DOS-ALUNOS-DO-ENSINO-MEDIO-DA-UFV-NA-CIDADE-DE-VICOSA(MG). Acesso em: 25/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes