O PLANEJAMENTO E A INOVAÇÃO APLICADOS A EDUCAÇÃO

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-00-08702-4

Título do Trabalho
O PLANEJAMENTO E A INOVAÇÃO APLICADOS A EDUCAÇÃO
Autores
  • David Lopes Maciel
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Ensino e Extensão
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seter2020/297295-o-planejamento-e-a-inovacao-aplicados-a-educacao
ISBN
978-65-00-08702-4
Palavras-Chave
Decisão, educação, gestão, tecnologia
Resumo
INTRODUÇÃO Este resumo expandido aborda os principais aspectos de como o planejamento e a inovação são aplicados à educação nas entidades deste segmento, o conteúdo deste trabalho advém da aplicação da revisão bibliográfica com uso do método qualitativo, em literatura especializada sobre o tema, um dos focos sobre caem na aplicação de Enterprise Resource Planning - ERPs na gestão e na tomada de decisão em instituições educacionais. Buscamos responder as seguintes indagações: como a gestão é exercida nas entidades Educacionais? e como a tecnologia é aplica para apoiar o processo decisório? OBJETIVO Realizar uma pesquisa bibliográfica que evidencie como a tecnologia apoia os processos de gestão e de decisão nas instituições de educação. METODOLOGIA Este trabalho utilizou a revisão bibliográfica em diversos artigos, livros, teses e sites. RESULTADOS E DISCUSSÃO A tomada de decisão estratégica é cada vez mais complexa, na educação por muito tempo não era comum o emprego de planejamento estratégico para operacionalizar o negócio, principalmente na esfera pública, já no mercado de educação privada onde os negócios, competem em uma esfera globalizada com muitos atores envolvidos, estas entidades estão sendo obrigadas a mudar e implantar modelos de gestão, a forma tradicional de administrar não consegue acompanhar o ritmo da inovações neste mercado. É imprescindível para o sucesso destas organizações que as decisões tomadas pelos gestores, e que, em sua grande maioria recebe influência de fatores internos e externos, sejam baseadas em informações representativas da realidade, para tanto é imprescindível que o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações possua um suporte de Tecnologia da Informação _TI seja na forma de um sistema de gestão ERP. De uma forma ou outra as empresas deste seguimento, precisam de um sistema ou plataforma que colha e organize os dados em seus processos internos e externos por meio da interação com os clientes e pares, a fim de aproximar planejamento e metas estabelecidos em suas ações estratégicas. Porém, na prática, o processo de planejar estrategicamente ainda é um desafio, elaborar e implementar, não e fácil em um segmento que o principal produto é a geração de conhecimento e por tanto abstrato. Neste contexto existe, inclusive, uma dificuldade em aplicar os conceitos sobre o tema, o que nos traz há um paradoxo, muitos gestores em função da dinâmica da escola, tem deixado de lado o planejamento estratégico e adotado planos de ação imediatos. O resultado tem sido a manutenção do ensino tradicional, estruturas defasadas, docentes mal capacitados e processos semi-automatizados ineficientes, o que nós permitimos questionar, será que os egressos destas entidades serão capazes que sobreviver no mundo tecnológico em que vivemos, onde a tomada de decisão é fundamental. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO Segundo (CASTRO, 2015), et al. Godoy (2011, p.87), trazendo para o contexto da gestão escolar. Um dos maiores desafios dos gestores educacionais, bem como, de suas instituições, é conceber e elaborar um processo contínuo, dinâmico e participativo de planejamento, principalmente adquirir a cultura estratégica, para tratar as possíveis situação-problema e ter uma visão objetiva dos resultados esperados. Ainda para CASTRO, et al, Lück (2000, p.2), o que se observa, muitas vezes, no ambiente escolar é que: [...] não tão raramente, gestores e profissionais em geral que se lamentam de estarem trabalhando como quem está “apagando incêndios”, isto é, de estarem “sempre correndo atrás do prejuízo” e sendo conduzidos pelas situações variadas do cotidiano, pelas demandas inesperadas, tendo que responder rapidamente a elas e de tal forma que “não têm tempo para pensar, quanto menos para planejar”. A partir desse cenário de mudanças e incertezas na gestão das Instituições de Ensinos, segundo Perfeito (2007), teóricos da área de gestão estratégica nas IE, vem recolocando a dinâmica do funcionamento destas no centro de suas preocupações. A TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR Um dos grandes balizadores das transformações no ambiente educacional é a contínua evolução da tecnologia que, em função de sua crescente disseminação, estabeleceu e criou novos paradigmas em todas as atividades humanas, gerando assim, um alto grau de incerteza e imprevisibilidade de cenários futuros. Para Torquato e Silva (2000), ao estabelecerem a conexão entre tecnologia e estratégia, afirmam que para obter vantagens competitivas, toda organização, deve adotar a tecnologia como um elemento de apoio estratégico na tomada de decisão, para que uma instituição de Ensino possa acompanhar os eventos e tendências que estão ocorrendo no cenário educacional e na academia em geral. CONCLUSÕES Pouco se discute sobre o processo de tomada de decisão gerencial no ambiente escolar, observamos que existem inúmeros softwares e sistemas de gestão escolar disponível para comercialização, entretanto não conseguimos evidencias que esses sistemas apoiam o processo decisório estratégico. No ambiente Educacional podemos concluir que o processo decisório em nível estratégico não é delegado a um único gestor, ele é compartilhado em um colegiado na maioria das entidades de ensino e escolas, cabe ao dirigente a homologação desta. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Alday, H. E. (2000). O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. Revista FAE, 9 - 16. Alonso, M. (2014). Gestão escolar: revendo conceitos. Gestão escolar: revendo conceitos. SP, SP, Brasil/Sudeste: PUC. BEUREN, I. (2000). Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no. São Paulo: Atlas. Carvalho, E. J. (2012). DIVERSIDADE CULTURAL E GESTÃO ESCOLAR: ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO. Rev. Teoria e Prática da Educação, 85. CASTRO, A. B. (20 de novembro de 2015). O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO ESCOLAR:. Holos, 2, p. 87. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19494. (28 de setembro de 2016). Uma nova ecologia da Aprendizagem: a nova ecologia midiática e a incorporação das tecnologias digitais na educação. São Paulo, São Paulo, Sudeste. LÜCK, H. (2000). Gestão Escolar e a Formação de Gestores. Brasilia: Ed. Azeredo. Myrtes Alonso, . E. (2007). Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp. PERFEITO, C. D. (2007). Planejamento Estratégico como Instrumento de Gestão Escolar. Educação Brasileira, 49 - 61. Prata, C. L. (12 de fevereiro de 2019). GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS. Fonte: Portal do professor: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=823 TORQUATO, P., & SILVA, G. P. (2000). Tecnologia e estratégia: uma abordagem. Revista de Administração,, 72-85.
Título do Evento
2º Seminário de Engenharia e Tecnologia de Rondônia
Título dos Anais do Evento
2º SETER - Seminário de Engenharia e Tecnologia de Rondônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACIEL, David Lopes. O PLANEJAMENTO E A INOVAÇÃO APLICADOS A EDUCAÇÃO.. In: 2º SETER - Seminário de Engenharia e Tecnologia de Rondônia. Anais...Porto Velho(RO) Online, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SETER2020/297295-O-PLANEJAMENTO-E-A-INOVACAO-APLICADOS-A-EDUCACAO. Acesso em: 17/07/2025

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