A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO

Publicado em 02/02/2018 - ISBN: 978-85-99880-66-1

Título do Trabalho
A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Autores
  • SARAH DYANNE DE SOUZA ANCINA
  • ana caroline da silva
  • Layne Taynara Santos Zanon
  • Gilberto José de Arruda
Modalidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
Área temática
EDUCAÇÃO
Data de Publicação
02/02/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/serex/52600-a-experimentacao-como-recurso-no-ensino-de-equilibrio-quimico
ISBN
978-85-99880-66-1
Palavras-Chave
Físico-Química, Equilíbrio Químico, Experimentos.
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos durante a realização de uma ação realizada com os alunos do ensino médio da rede pública de ensino, abordando o tema Equilíbrio Químico – que é um dos assuntos que exige domínio dos conceitos para uma clara compreensão, porém com grandes dificuldades encontradas pelos professores para ensinar aos alunos. Sabendo desse fato, reconhece-se que necessita de uma reformulação no ensino de química para proporcionar um melhor entendimento, visto que as atividades experimentais podem ser utilizadas para facilitar o processo de ensino aprendizagem, resolvendo ou minimizando essa problemática. A ação tem como objetivo pesquisar, selecionar, elaborar e executar as atividades experimentais sobre equilíbrio químico, como um recurso de ensino aprendizagem, aproximando-os da realidade de um laboratório, tornando possível o acesso a experimentação e possibilitando o desenvolvimento dos conceitos. A atividade foi realizada em duas escolas, a primeira é a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso – Dourados – MS e a segunda é a Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna – Caarapó – MS, com os alunos do ensino médio que se inscreveram para participar. Após a pesquisa e os testes, quatro experimentos foram executados pelos próprios alunos individualmente, sendo eles: o sopro mágico, o efeito do íon comum, o efeito da temperatura e o equilíbrio do cromato/dicromato de potássio. Através destes experimentos, observaram como a alteração de concentração e temperatura influenciavam no sistema. Por ser um conteúdo complexo, as concepções sobre equilíbrio químico e princípio de Le Chatelier dos alunos do ensino médio é muitas das vezes errônea, devido às ideias e discussões que lhe são apresentados. As práticas experimentais propiciam ao aluno uma compreensão mais cientifica, permitindo compreender melhor as reações, transformações e mudanças que nela ocorrem. Criando uma relação com o conteúdo ministrado em sala de aula e a prática. A atividade experimental permite o contato dos alunos com os fenômenos químicos que possibilita que ele aprenda o conceito a partir de suas próprias observações, enriquecendo e fortalecendo o desenvolvimento do aluno. Na química é importante introduzir este tipo de atividade, faz com que o aluno relacione cientificamente com a natureza. Em virtude do que foi desenvolvido, notamos aspectos positivos na ação, notamos o quão é preciso utilizar esse método para o ensino de química nas escolas, promovendo a participação dos alunos a fim de minimizar conceitos errados e observar a relevância de relacionar a teoria com a prática. Além de contribuir para a construção do conhecimento químico, que interage com alunos, associando à experimentação realizada com o cotidiano.
Título do Evento
VIII Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste
Cidade do Evento
Dourados
Título dos Anais do Evento
ANAIS DO VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO OESTE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANCINA, SARAH DYANNE DE SOUZA et al.. A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO.. In: ANAIS DO VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO OESTE. Anais...Dourados(MS) Auditório da UFGD, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEREX/52600-A-EXPERIMENTACAO-COMO-RECURSO-NO-ENSINO-DE-EQUILIBRIO-QUIMICO. Acesso em: 04/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes