ATIVIDADES PRÁTICAS DE INVERTEBRADOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL AURORA EM DOURADOS, MS.

Publicado em 02/02/2018 - ISBN: 978-85-99880-66-1

Título do Trabalho
ATIVIDADES PRÁTICAS DE INVERTEBRADOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL AURORA EM DOURADOS, MS.
Autores
  • Wállas Matos Cerqueira
  • Mônica Mungai Chacur
  • Karina Pinheiro Silvério
  • Elizangela Leite Vargas
Modalidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
Área temática
EDUCAÇÃO
Data de Publicação
02/02/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/serex/52009-atividades-praticas-de-invertebrados-como-recurso-didatico-no-ensino-fundamental-da-escola-municipal-aurora-em-dou
ISBN
978-85-99880-66-1
Palavras-Chave
Práticas de ciências, recursos audiovisuais, atividades lúdicas.
Resumo
A renovação de práticas didáticas em ambiente escolar desenvolve nos alunos habilidades e competências que são de fundamental importância para estímulo, comunicação e investigação possibilitando a compreensão de conceitos aprendidos em sala de aula. O presente projeto foi desenvolvido com alunos dos sétimos anos do ensino fundamental da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo localizada na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017 em período de contra turno escolar. As atividades práticas foram precedidas do estudo teórico de cada assunto abordado em sala de aula pela professora de ciências. Com suporte técnico do laboratório de zoobotânica da UEMS foram realizadas atividades práticas laboratoriais com o manuseio de animais vivos e preservados pertencentes aos grupos poríferos, cnidários, platelmintos, anelídeos e nematóides, moluscos, artrópodes e equinodermos e a oportunidade de explorar as características morfológicas, fisiológicas e comportamentais destes grupos, bem como compreender sua importância ecológica. A experimentação e práticas com manuseio de materiais biológicos também possibilita ao estudante o entendimento da construção do conhecimento científico. O aluno tende a refletir sobre os fenômenos que acontecem a sua volta e momentos de discussão permitem exercitar a liberdade de expressão, o respeito as opiniões adversas e o pensar sobre outros pontos de vista. A inserção de recursos como os audiovisuais como ferramenta de suporte na aprendizagem de invertebrados instiga no aluno a curiosidade. Vídeos ou documentários ilustram a dimensão dos ambientes naturais, o contraste das cores vibrantes na diversidade de fauna e flora, a interação entre espécies e as peculiaridades dos animais auxiliando na materialização do conhecimento. As atividades lúdicas permitem desenvolver no aluno habilidades quanto a cognição, socialização, motivação e a criatividade. Por aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos o jogo é uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos favorecendo o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos. A partir de avaliações de análise de conhecimento pré e pós atividades práticas considera-se que as diversas estratégias didáticas contribuíram de maneira significativa a vivência de novas experiências, desmistificar mitos e gerar conhecimento tornando o aluno um agente consciente da necessidade em preservar a fauna e seus ambientes naturais.
Título do Evento
VIII Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste
Cidade do Evento
Dourados
Título dos Anais do Evento
ANAIS DO VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO OESTE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CERQUEIRA, Wállas Matos et al.. ATIVIDADES PRÁTICAS DE INVERTEBRADOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL AURORA EM DOURADOS, MS... In: ANAIS DO VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO OESTE. Anais...Dourados(MS) Auditório da UFGD, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEREX/52009-ATIVIDADES-PRATICAS-DE-INVERTEBRADOS-COMO-RECURSO-DIDATICO-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-DA-ESCOLA-MUNICIPAL-AURORA-EM-DOU. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes