A HISTÓRIA DOS SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A HISTÓRIA DOS SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autores
  • Paola Kathleen do Nascimento da Rosa
  • Tiago Weber Wuaden
  • Beatriz Schwambach
  • Elisama Rode Boeira
  • Sara Fernanda Souza de Oliveira
Modalidade
Ensino Médio - Informativo
Área temática
Linguística/Letras e Artes
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175982-a-historia-dos-surdos-e-sua-influencia-na-educacao-inclusiva
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Surdos, Libras, Educação
Resumo
A história dos surdos não é uma história difícil de ser analisada e compreendida, ela evolui continuamente apesar de vários impactos no tempo. Vivemos momentos históricos caracterizados por mudanças e desafios, mas também do surgimento de oportunidades. Muitas tentativas educacionais foram feitas com o objetivo de ensinar as crianças surdas pois, por muito tempo, a surdez foi apontada como a causa do fracasso escolar. Ela dificultava a comunicação colocando o surdo em desvantagem. Com o passar dos anos a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida no âmbito escolar como a língua usada pela maioria dos surdos do Brasil. Ela foi introduzida pelo educador francês E. Huet que era surdo e fundou o Instituto Nacional de Surdos-Mudos, de 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro, com apoio do imperador D. Pedro II. Um século após sua fundação, a instituição tornou-se o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), que inicialmente utilizava em sua metodologia de ensino apenas a Língua de Sinais. Os objetivos deste trabalho é analisar a trajetória do INES, por ser a instituição referência para a educação de surdos no Brasil. Investigar e compartilhar conhecimentos sobre o povo surdo e sua Língua. A história nos mostra a importância da Língua de Sinais para a educação dos surdos na escola. As leituras e reflexões nos oportunizou um resultado de conhecimento dos avanços legais como a Lei 10.436/2002 e no Decreto 5.626/2005. A metodologia utilizada para proliferar o conhecimento adquirido se dará a partir de um informativo e uma apresentação artística em Língua de Sinais, assim como distribuição de material para incentivar o ensino da Libras, no intuito de sensibilizar os alunos ouvintes a respeitarem a língua e o espaço do surdo já conquistado. Ao estudarmos, obtivemos conhecimento da história, o que nos despertou curiosidades, para que possamos fazer mais pesquisas futuras nesse mesmo contexto. Concluímos que ainda falta muito esforço da sociedade ouvinte para entender as necessidades do povo surdo. No entanto acreditamos que estamos no caminho certo se começarmos pelo respeito pela língua e reconhecimento da igualdade.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Paola Kathleen do Nascimento da et al.. A HISTÓRIA DOS SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175982-A-HISTORIA-DOS-SURDOS-E-SUA-INFLUENCIA-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

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