ESTUDO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DISPONIBILIZADOS PELO INEP POR MEIO DE SÉRIES TEMPORAIS RELATIVOS AO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA - SC

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
ESTUDO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DISPONIBILIZADOS PELO INEP POR MEIO DE SÉRIES TEMPORAIS RELATIVOS AO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA - SC
Autores
  • Odair Ceron
  • FABIO ANDRE NEGRI BALBO
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175852-estudo-de-indicadores-da-educacao-basica-disponibilizados-pelo-inep-por-meio-de-series-temporais-relativos-ao-mun
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Ensino, Esforço Docente, Analisar, Professores.
Resumo
A Educação Básica no Brasil compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando sua a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. Neste sentido, muito se tem debatido sobre qualidade do ensino que é ofertado para as crianças brasileiras, com a finalidade de buscar alternativas que possam auxiliar na melhoria do ensino e consequentemente melhorando a aprendizagem dos alunos. Uma das formas de medir essa qualidade é por meio da avaliação de desempenho dos alunos e análise do contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas. O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável por coletar, organizar, analisar e divulgar estes dados chamados de Indicadores Educacionais. A apreciação destes dados podem ajudar a esclarecer alguns fatores e, assim contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas para a Educação Básica do Brasil. Este trabalho apresentará um estudo que foi realizado utilizando-se de dados retirados de planilhas disponibilizadas pelo INEP em sua página digital. O indicador estudado chama-se Esforço Docente e tem por finalidade investigar as seguintes variáveis: o número de escolas em que o professor atua, o número de turnos de trabalho, a quantidade de alunos que atende e os números de etapas nas quais leciona. O indicador classifica o docente em níveis de 1 a 6 de acordo com o esforço empreendido no exercício da profissão, níveis elevados indicam maior esforço. Para um melhor entendimento o estudo foi realizado por meio de análise de séries temporais, considerando-se a segregação dos dados para o município de Concórdia - SC, o estado de Santa Catarina, a região Sul e o Brasil. Os gráficos comparativos entre os diferentes espaços geográficos foram criados com o auxilio do software R, um ambiente computacional utilizado em Estatística. Os resultados obtidos demonstram que no município de Concórdia, os professores que trabalham no Ensino Fundamental nos anos iniciais, considerando-se os níveis 1 e 2 (menor esforço), representam o total com aproximadamente 20%, mas percentualmente abaixo da média estadual, da região sul e do país. Já nos níveis 3 e 4 aproximadamente 72% dos professores estão neste nível de esforço, ficando acima das outras médias observadas. Nos níveis 5 e 6 de maior esforço os números do município se aproximam de 8% do total de professores, também acima das outras médias. Para os professores que trabalham no Ensino Fundamental anos finais no município, os gráficos indicam uma redução no percentual de docentes pertencentes aos níveis 1 e 2. Os níveis 3 e 4 os gráficos mostram uma tendência de aumento de profissionais pertencentes a eles, e nos níveis 5 e 6 ouve uma pequena redução no percentual de docentes. As observações deste material demonstram que o município de Concórdia mesmo possuindo uma qualidade de vida muito boa, necessita de algumas ações que podem ajudar na melhoria da qualidade de ensino no município.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CERON, Odair; BALBO, FABIO ANDRE NEGRI. ESTUDO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DISPONIBILIZADOS PELO INEP POR MEIO DE SÉRIES TEMPORAIS RELATIVOS AO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA - SC.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175852-ESTUDO-DE-INDICADORES-DA-EDUCACAO-BASICA-DISPONIBILIZADOS-PELO-INEP-POR-MEIO-DE-SERIES-TEMPORAIS-RELATIVOS-AO-MUN. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes