MATEMÁTICA E CUBO MÁGICO: APRENDENDO SEQUÊNCIAS COM A PRÁTICA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
MATEMÁTICA E CUBO MÁGICO: APRENDENDO SEQUÊNCIAS COM A PRÁTICA
Autores
  • Erik Pablo Schaefer Borela
  • Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva
  • Bernardo Carlos Franceschina
  • Thiago Henrique Kaefer
Modalidade
Ensino Médio - Bolsistas de Projetos de Ensino
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175697-matematica-e-cubo-magico--aprendendo-sequencias-com-a-pratica
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Cubo mágico, Matemática, Raciocínio Lógico.
Resumo
O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional que foi criado pelo professor Erno Rubik com a intenção de ilustrar aos seus alunos de arquitetura o conceito de terceira dimensão. Junto com essa invenção foi criado um enigma capaz de desafiar o conhecimento humano, e que, através do método de camadas, um conjunto de passos e técnicas, é possível resolver todos os seus embaralhamentos, que somam mais de 40 quintilhões de combinações, em poucos minutos ou até mesmo segundos, de uma forma fácil e intuitiva. Embasado nisso, o objetivo deste trabalho foi descobrir a quantidade de indivíduos da comunidade geral do IFC- Campus Concórdia que conhecem e que se interessem em aprender a resolver o cubo mágico, além de pesquisar sobre a história e técnicas para resolver o cubo mágico e incentivar e orientar os participantes a montar o cubo mágico. Foi realizado um questionário com perguntas objetivas, para identificar o número de alunos e professores que já sabem montar ou conhecem o cubo mágico. A partir dos resultados do questionário, realizou-se um nivelamento dentre aqueles alunos e professores que se dispuserem a participar das atividades de aprimoramento da montagem, sendo divididos em grupos para o início das aulas gratuitas do método de camadas no campus. Apenas uma entre as 22 pessoas que aceitaram realizar a pesquisa respondeu que sabe resolver o cubo mágico, nenhuma delas afirmou conhecer a história do cubo mágico e todas se dispuseram a participar das atividades do projeto. A partir de agora, já com os grupos divididos, se dará o início as aulas de montagem do cubo mágico. Embora haja um imenso interesse em conhecer a história e as formas de resolução do cubo mágico, é baixo o número de indivíduos da comunidade geral do IFC- Campus Concórdia que detêm esse conhecimento. Com esta perspectiva, é de grande importância a execução das atividades e a conclusão deste projeto, proporcionando ao final uma maior porcentagem de conhecedores da história e resolução do cubo mágico, fazendo assim com que aumentem-se os conhecimentos, bem como a concentração, disciplina e sociabilidade dos participantes.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORELA, Erik Pablo Schaefer et al.. MATEMÁTICA E CUBO MÁGICO: APRENDENDO SEQUÊNCIAS COM A PRÁTICA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175697-MATEMATICA-E-CUBO-MAGICO--APRENDENDO-SEQUENCIAS-COM-A-PRATICA. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes