HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES RURAIS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA: LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMENTAIS E ORAIS. ( 3ª ETAPA)

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES RURAIS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA: LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMENTAIS E ORAIS. ( 3ª ETAPA)
Autores
  • Francini Coelli Schneider Schwingel
  • Solange Aparecida Zotti
  • Liane Vizzotto
  • Sílvia Fernanda Souza Dalla Costa
  • Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Pesquisa
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174859-historia-das-instituicoes-escolares-rurais-multisseriadas-do-municipio-de-concordia--levantamento-de-fontes-docum
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
História, Documentos, Entrevistas
Resumo
Este trabalho apresenta a sistematização e análise dos dados do projeto desenvolvido desde 2016, tendo como objetivo investigar a história das instituições escolares rurais multisseriadas de Concórdia, no contexto socioeconômico-político, a fim de identificar e analisar as características, transformações e dificuldades de sua existência na atualidade. Grande parte das escolas multisseriadas, nasceram a partir década de 1950. Chamadas de escolas unidocentes, são constituídas por uma sala e um professor, localizadas na zona rural do município, espaço de maior concentração populacional até a década de 1980. A metodologia contemplou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa documental, realizada no arquivo da Secretaria Municipal de Educação de Concórdia (SEMED), apresenta o levantamento de dados de 82 escolas multisseriadas desativadas no município. Permitiu identificar mais de 638 professores que trabalharam nestas escolas, documentos como atas de fundação e desativação, assim como decretos antigos considerados extraviados que foram encontrados, escaneados e arquivados adequadamente, além de diversos outros documentos relevantes para a escrita da história destas escolas. Também, foram contabilizados dados quantitativos de cada escola quanto ao número de alunos (masculino e femininos); aprovados, reprovados, abandonos e transferências, perfazendo mais de 3 mil dados quantitativos levantados. Os processos educativos das escolas multisseridas foram identificados a partir da visão dos professores que atuaram em diferentes épocas. As entrevistas realizadas com 17 professores exploraram a trajetória profissional, o funcionamento e a organização pedagógica da escola, os processos de ensino e aprendizagem, bem como o currículo e as metodologias de ensino. A maioria dos professores trabalhou em apenas uma escola ou a maior parte de sua carreira em escolas multisseridas. O professor dirige, ensina e avalia ao mesmo tempo alunos de diferentes séries e níveis de aprendizagem. Não apenas se ocupa das tarefas pedagógicas, acumula funções administrativas e em sua maioria concilia as atividades de limpeza e preparo da merenda escolar. As práticas educativas tradicionais foram predominantes e em condições nem sempre adequadas, devido a falta de estrutura e materiais didáticos. Os desafios eram superados na prática e a diversidade presente nas escolas era considerado um aspecto positivo, pois no processo de interação entre as diferentes séries era possível aprender os conhecimentos básicos do ensino primário. A escola cumpria o papel de alfabetizar a população do campo. As relações de convivência, centradas na colaboração e solidariedade, contribuía para a aprendizagens dos alunos e a valorização da escola pela comunidade. Em suma, a pesquisa evidenciou a trajetória destas instituições escolares nos aspectos organizacionais, administrativos e pedagógicos que constituíram a história educacional do município.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHWINGEL, Francini Coelli Schneider et al.. HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES RURAIS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA: LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMENTAIS E ORAIS. ( 3ª ETAPA).. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174859-HISTORIA-DAS-INSTITUICOES-ESCOLARES-RURAIS-MULTISSERIADAS-DO-MUNICIPIO-DE-CONCORDIA--LEVANTAMENTO-DE-FONTES-DOCUM. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes