AFETIVIDADES E DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A CULTURA NAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DO CAMPINA CULTURAL

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
AFETIVIDADES E DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A CULTURA NAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DO CAMPINA CULTURAL
Autores
  • DEIVIDE EDUARDO DE SOUZA GOMES
  • Wanderson Gomes De Oliveira
  • Lara Maria de Melo e Sousa Carvalho
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 14 - O FAZER CIENTÍFICO COMO TROCA DE AFETO
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/534219-afetividades-e-dialogos-entre-o-ensino-a-pesquisa-e-a-cultura-nas-praticas-extensionistas-do-campina-cultural
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Relato de experiência; Extensão Universitária; Interação dialógica; Jornalismo; Campina Cultural.
Resumo
A construção do pensamento científico requer esforço para o fortalecimento do pluralismo metodológico, tal como mostra Pérez et al (2001), que dispensa visões ultrapassadas da ciência de um método só. Ao adensarmos esta discussão para o campo do Jornalismo, percebemos que ainda há desafios na formação do/a jornalista, que emergem da necessidade de correlacionar a expertise técnico-científica da área com abordagens que tratam do pertencimento e do afeto na construção da identidade do estudante em suas múltiplas práticas acadêmicas. Entendimento que tem suscitado ações integrativas do projeto de extensão Campina Cultural: a cultura como inclusão social da Região Imediata de Campina Grande, da UEPB. Este relato discorre sobre uma experiência de integração entre a prática extensionista, o ensino do componente curricular Técnicas de Entrevista e Reportagem, do Curso de Jornalismo, e a participação discente de forma autônoma. Um exercício prático, idealizado por alunos extensionistas, alicerçado na valorização do saber do outro, como destacou Freire (1996), pensado a partir da premissa de que priorizar a “relação dialógica”, permite o respeito à cultura e a valorização do conhecimento que o educando traz. Como resultados, foi possível promover a interlocução dos alunos com artistas da cultura local, bem como estimular a autoconfiança dos estudantes, além de evidenciar a necessidade de descentralização do saber científico em sala de aula e centrada apenas na figura do docente.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, DEIVIDE EDUARDO DE SOUZA; OLIVEIRA, Wanderson Gomes De; CARVALHO, Lara Maria de Melo e Sousa. AFETIVIDADES E DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A CULTURA NAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DO CAMPINA CULTURAL.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/534219-AFETIVIDADES-E-DIALOGOS-ENTRE-O-ENSINO-A-PESQUISA-E-A-CULTURA-NAS-PRATICAS-EXTENSIONISTAS-DO-CAMPINA-CULTURAL. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes