PEDAGOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIREITOS, INTENCIONALIDADES E FAZERES

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
PEDAGOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIREITOS, INTENCIONALIDADES E FAZERES
Autores
  • Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
  • Fernanda Leal
  • Maria Betânia Barbosa da Silva Lima
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 09 - EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS E PRODUÇÃO CULTURAL PARA INFÂNCIA.
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/533382-pedagogia-da-infancia-e-educacao-infantil--direitos-intencionalidades-e-fazeres
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Docência, Criança, Infância.
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem o currículo como um conjunto de práticas que articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos do patrimônio da humanidade, contribuindo com o desenvolvimento integral delas. Diante disso, consideramos que tais especificidades, destacadas na legislação vigente, apontam a necessidade de professores e professoras da Educação Infantil considerarem teorias que cooperem com a construção de percursos docentes que garantam a efetivação de processos educativos respeitosos para as crianças. Assim, argumentamos que a Pedagogia da Infância se apresenta como um dos caminhos profícuos, por considerar fulcral a garantia dos direitos de aprendizagens e desenvolvimento das crianças, por meio de mediações docentes cuidadosas, que valorizam os saberes, opiniões e questionamentos delas, a partir de uma escuta sensível e cuidadosa,  articulando-os com os conhecimentos produzidos e validados historicamente, sem desconsiderar as culturas infantis. A Pedagogia da Infância, ao reconhecer a escola como lugar de produção de conhecimento, enfatiza a importância de se pensar tempos, espaços, materiais, linguagens e relações estabelecidas pelas crianças, objetivando situações interativas e brincantes, que as estimulam a expressar suas opiniões, resolver problema[]s, desenvolver a autonomia e, principalmente, aprender a aprender de forma dialogada e significativa.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de; LEAL, Fernanda; LIMA, Maria Betânia Barbosa da Silva. PEDAGOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIREITOS, INTENCIONALIDADES E FAZERES.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/533382-PEDAGOGIA-DA-INFANCIA-E-EDUCACAO-INFANTIL--DIREITOS-INTENCIONALIDADES-E-FAZERES. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

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