TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE O MODELO DE GESTÃO DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NA PARAÍBA

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE O MODELO DE GESTÃO DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NA PARAÍBA
Autores
  • RENATA KALLIANE MENEZES ALVES
  • Luciana Leandro da Silva
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 06 - POLÍTICA, GESTÃO, FINANCIAMENTO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/532040-tecnologia-de-gestao-educacional---uma-analise-sobre-o-modelo-de-gestao-das-escolas-cidadas-integrais-na-paraiba
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Gestão Escolar, Regulação, Escola Cidadã Integral, Gerencialismo.
Resumo
A pesquisa que apresentaremos está sendo construída no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG e tem como objetivo geral analisar as implicações ocorridas na gestão escolar a partir da implementação do Programa Escola Cidadã Integral na Paraíba. Como objetivo específico que será aprofundado no presente trabalho, está a análise crítica do modelo de gestão que vem sendo aplicado nas escolas cidadãs integrais expresso no documento intitulado Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), elaborado no ano de 2016 pelo Instituto Corresponsabilidade Educacional (ICE), uma organização que prestou assessoria ao governo da Paraíba durante o período de 2015 a 2018 para a efetiva implementação das escolas em tempo integral. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se especialmente a análise bibliográfica e documental: recorrendo às bases de dados da Scielo, Google Acadêmico e o Banco de Teses e Dissertações da Capes, nas quais buscou-se encontrar trabalhos de pesquisa relacionados à implementação do Programa Escola Cidadã Integral na Paraíba, bem como sobre as características do modelo de gestão escolar embutido nessa proposta; utilizou-se como fonte documental principal o documento inaugural do TGE, buscando construir uma análise crítica, reflexiva e pautada na perspectiva da dialética, a qual entende a realidade a partir das contradições e das lutas de classe, tomando por base os textos e conceitos dos autores Cury (1988), Carnoy (1983) e José Paulo Netto (2011).
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, RENATA KALLIANE MENEZES; SILVA, Luciana Leandro da. TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE O MODELO DE GESTÃO DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NA PARAÍBA.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/532040-TECNOLOGIA-DE-GESTAO-EDUCACIONAL---UMA-ANALISE-SOBRE-O-MODELO-DE-GESTAO-DAS-ESCOLAS-CIDADAS-INTEGRAIS-NA-PARAIBA. Acesso em: 13/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes