O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPREENSÃO DE PROFESSORAS

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPREENSÃO DE PROFESSORAS
Autores
  • Marta Valéria Silva Araújo Lira
  • Kátia Patrício Benevides Campos
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 09 - EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS E PRODUÇÃO CULTURAL PARA INFÂNCIA.
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/530431-o-protagonismo-da-crianca-no-curriculo-da-educacao-infantil--compreensao-de-professoras
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Protagonismo, Currículo, Educação Infantil.
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa de mestrado e tem como objeto de estudo a compreensão das professoras sobre o protagonismo infantil no currículo da Educação Infantil. Compreender o protagonismo infantil significa compreender a criança agente de seu aprendizado, reconhecendo-a como um sujeito de direitos e capacidades para participar do seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem pessoal e social. O objetivo deste trabalho é analisar a compreensão das professoras sobre o protagonismo da criança no currículo dessa etapa da educação básica. Para tanto,utilizamos uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a qual tem como objetivo proporcionar maior familiaridade do pesquisador com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito e possibilitando a leitura sobre o objeto em questão junto às instituições. A pesquisa fundamenta-se nas concepções de infância, Educação Infantil, protagonismo e currículo, entre outros. Para a produção dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas, que foram videogravadas e transcritas. Os sujeitos da pesquisa são professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de Itatuba-PB. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, pois compreendemos a temática em estudo como unidade de significação da qual emergem categorias. Diante das análises parciais, inferimos que, na visão das professoras, a discussão sobre o currículo se constitui em algo norteador da práxis e selecionador de conteúdos.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIRA, Marta Valéria Silva Araújo; CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPREENSÃO DE PROFESSORAS.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/530431-O-PROTAGONISMO-DA-CRIANCA-NO-CURRICULO-DA-EDUCACAO-INFANTIL--COMPREENSAO-DE-PROFESSORAS. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes