O GRÊMIO ESTUDANTIL COMO ESPAÇO INSTITUCIONAL DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: AÇÃO DE EXTENSÃO REMOTA/HÍBRIDA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE, PB

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
O GRÊMIO ESTUDANTIL COMO ESPAÇO INSTITUCIONAL DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: AÇÃO DE EXTENSÃO REMOTA/HÍBRIDA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE, PB
Autores
  • Iolanda Barbosa da Silva
  • Rafael Leal Matos
  • Gabriel Bezerra da Silva
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 30 - JUVENTUDES E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/530309-o-gremio-estudantil-como-espaco-institucional-de-participacao-dos-estudantes-na-gestao-democratica--acao-de-exten
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Participação Política; Gestão Democrática; Grêmios Estudantis.
Resumo
A extensão acadêmica teve como locus de atuação a institucionalização de um espaço de organização política para os estudantes secundaristas, com a implementação de um Grêmio Estudantil na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira. As ações do projeto junto com o componente eletivo criado pelo professor de Sociologia, da referida escola, intitulado Grêmio e Protagonismo, oportunizaram a realização dessa extensão. Os estudantes secundaristas possuem poucas oportunidades de terem voz ativa nos processos decisórios da instituição escolar e sua organização política oportuniza a sua formação cidadã. As experiências democráticas de gestão escolar destacam a participação política dos estudantes e são contemporâneas ao processo de redemocratização brasileiro e ao protagonismo do movimento estudantil desde 1968. A função social da escola, objeto sociológico, como mediadora de saberes historicamente construídos, objetiva formar cidadãos jovens, críticos e participativos na sociedade, devendo esta ser um espaço de valorização e estimulação da participação política dos estudantes no ambiente escolar, ação prevista no PNE (Lei 13.005/14) e PEE, na Meta de Gestão Democrática. Desse modo, a extensão objetivou com a criação do grêmio estudantil no espaço escolar, no formato remoto, oportunizar o fortalecimento dos processos decisórios de Gestão Democrática como projeto de vida, dos estudantes em sua formação cidadã. Os extensionistas do projeto se reuniram semanalmente, virtualmente no ambiente do Google Meet e numa sala do Classroom participaram junto com a coordenação do planejamento das atividades, elaboração de material didático, seleção de audiovisuais (vídeos, documentários, músicas e poesias) e outros materiais para serem postados em aplicativos e plataformas disponibilizadas pela escola para os estudantes, líderes de turma, dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA e nos encontros semanais no Google Meet do componente eletivo Grêmio e Protagonismo em 2021.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Iolanda Barbosa da; MATOS, Rafael Leal; SILVA, Gabriel Bezerra da. O GRÊMIO ESTUDANTIL COMO ESPAÇO INSTITUCIONAL DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: AÇÃO DE EXTENSÃO REMOTA/HÍBRIDA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE, PB.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/530309-O-GREMIO-ESTUDANTIL-COMO-ESPACO-INSTITUCIONAL-DE-PARTICIPACAO-DOS-ESTUDANTES-NA-GESTAO-DEMOCRATICA--ACAO-DE-EXTEN. Acesso em: 13/08/2025

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