O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA TERRITORIAL CAMPESINA: UM ESTUDO NA E.M.E.F.C.I PAULO FREIRE – REMÍGIO/PB

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA TERRITORIAL CAMPESINA: UM ESTUDO NA E.M.E.F.C.I PAULO FREIRE – REMÍGIO/PB
Autores
  • Juliane Faustino da silva
  • Lenira Lins da Silva
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 24 - EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/529154-o-paradigma-da-educacao-do-campo-na-perspectiva-territorial-campesina--um-estudo-na-emefci-paulo-freire--re
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Educação do campo; Território; Movimento social; Escola Paulo Freire
Resumo
A escola do campo tem sido um espaço, ou melhor, um objeto de lutas e de reflexões de cunho pedagógico que analisa os desafios da elaboração de um conhecimento que lhes seja apropriado e significativo. No entanto, não se deve pensar que a discussão em torno da educação do campo procedeu como teoria educacional, pois suas questões iniciais foram práticas e suas lutas e desafios atuais permanecem sendo práticos, não se resolvendo unicamente no plano da disputa teórica. Sendo assim, a teoria e a prática são indissociáveis no processo de luta relacionada a educação do campo, já que é cada vez mais necessário que ambas estejam presentes na análise mais rigorosa da realidade concreta. O espaço agrário brasileiro é marcado por diversos conflitos e teve sua formação e ocupação pautadas na intensa concentração fundiária. Dessa forma, a presença no campo de uma luta por educação, se agrega a outras que buscam de forma conjunta o desenvolvimento das comunidades, como a luta pela reforma agrária, pelo trabalho, pela autonomia etc. O que leva a integração de todos em busca de um mesmo objetivo. Em consequência disso, vai se desenvolvendo uma consciência coletiva referente a pensar e idealizar a pedagogia a partir da sua realidade específica, abrangendo a totalidade, o coletivo. Por outro lado, em contraposição a isso, a ausência desse movimento cria relações sociais cruéis e o seu êxito gera confrontos. A educação está na agenda do MST antes mesmo da formação desse movimento, uma vez que as famílias começaram a perceber a importância dessa questão e as consequências da ausência dela. Sendo assim, se instaura a necessidade de se articular e organizar, dentro do que estava sendo discutido, uma proposta pedagógica. Por ser um espaço que possui seus elementos políticos, culturais e educacionais integrados, existe o entendimento de que a escola é um elemento indispensável e necessário nos processos de construção desse território camponês, como em unidades relacionadas aos acampamentos e assentamentos, em que o projeto de educação do movimento visa o acesso a escolarização e uma pedagogia que seja adequada a realidade desses sujeitos. Nesse sentido, este trabalho parte da uma pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, na Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Guarabira/PB, entre 2019 e 2021, e tem por objetivo apresentar como se dá o desenvolvimento da educação do campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidadã Integral Paulo Freire no assentamento Oziel Pereira em Remígio/PB, apresentando a questão histórica do processo de luta por terra e o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em uma perspectiva cultural e territorial. Analisando também a educação escolar do campo com a participação efetiva da comunidade campesina, dos movimentos sociais e valorização da identidade camponesa, além do fortalecimento dos estudos de gênero, indicando a presença das mulheres enquanto lideranças políticas e sua participação efetiva nas diversas frentes relacionadas aos assentamentos em que as escolas estão inseridas. Os caminhos e procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do presente do trabalho basearam-se na revisão bibliográfica de obras de autores que abordam em seus trabalhos temas como o aqui apresentado ou relacionados ao mesmo, como artigos, livros e outros. Sendo trabalhos desenvolvidos sobre educação do campo, agroecologia e produção agroecológica, trabalho no campo, sustentabilidade e questão agrária. Sendo assim, destaca-se o uso dos escritos de Arroyo (2014); Caldart (2009, 2012); Fernandes (2011); Freire (2021); Vendramini e Machado (2011), entre outros autores. A pesquisa de campo também se fez de fundamental importância na escola do assentamento em questão, de forma a observar na prática (lócus da pesquisa), a dinâmica dessa localidade e como elas se articula com relação a educação do campo, pois dessa forma, é possível observar a proposta pedagógica das instituições de ensino e como os assentamentos contribuem para o desenvolvimento dessas escolas a partir dos modos camponeses de apropriação da natureza e sustentabilidade. Sendo assim, a pesquisa de campo é um elemento de indubitável importância, no qual foram feitas observações do referido núcleo escolar e, concomitantemente a isso, realização de coleta de dados e informações. As técnicas de pesquisa de campo para a obtenção de dados foram entrevistas destinadas aos professores e a representante do assentamento. Gravações em áudio e registros fotográficos também foram de suma importância. Dessa forma, o conjunto dessas técnicas possibilitou o desenvolvimento do presente trabalho. Diante dos resultados obtidos, observa-se que a escola Paulo Freire, no assentamento Oziel Pereira, desempenha um importante papel social e de manutenção da identidade dos alunos. O modelo de escola em tempo integral permite que os discentes criem projetos dentro da escola que se estendem para a comunidade e isso representa uma importante premissa no que diz respeito a educação do campo. A escola foi reformada em 2017, e o modelo de educação integral também foi implantado no mesmo ano. Sendo assim, pode-se inferir que é um projeto relativamente novo e que ainda tem muito a oferecer a comunidade. A agroecologia integrada a educação do campo também é outro importante fator relacionado a Escola Paulo Freire, os conceitos e princípios da agroecologia são vivenciados na prática através de projetos como a horta, em que os alimentos utilizados para o preparo das refeições dos alunos são de natureza orgânica, como verduras e hortaliças que são cultivadas pelos próprios alunos e pela comunidade escolar. Além disso, a comunicação e troca de experiências com as demais divisões do assentamento possibilita visibilidade aos trabalhadores como é o caso da Tapera, em que as louceiras desenvolvem um importante trabalho em termos artísticos, culturais e turísticos. Além disso constatou-se também, que apesar de a escola ser fruto da mobilização coletiva e da luta das famílias junto ao poder público, o que se observou na pesquisa é que muitas famílias ainda optam por matricular as crianças e jovens em escolas da cidade e isso se deve a alguns fatores como a falta de confiança nos profissionais da escola que não são assentamento e a necessidade de os filhos auxiliarem no trabalho no campo durante meio período e já que a escola Paulo Freire é integral, isso não é possível. Desse modo, observa-se que a educação do campo é uma prática social ainda em desenvolvimento, que vai se desdobrando e acontecendo de forma gradativa e que ainda se depara com muitos desafios e empecilhos para a sua implementação. Na escola Paulo Freire isso pode ser observado na prática, em que ela foi conquistada a partir da mobilização dos movimentos sociais e se associou a luta pela terra e procura superar os entraves a sua efetivação enquanto escola do e no campo.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Juliane Faustino da; SILVA, Lenira Lins da. O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA TERRITORIAL CAMPESINA: UM ESTUDO NA E.M.E.F.C.I PAULO FREIRE – REMÍGIO/PB.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/529154-O-PARADIGMA-DA-EDUCACAO-DO-CAMPO-NA-PERSPECTIVA-TERRITORIAL-CAMPESINA--UM-ESTUDO-NA-EMEFCI-PAULO-FREIRE--RE. Acesso em: 25/06/2025

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