A CULTURA POP DO MANGÁ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA: NOVOS MODOS DE VER E PLANEJAR A HISTÓRIA NO SÉCULO XXI.

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
A CULTURA POP DO MANGÁ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA: NOVOS MODOS DE VER E PLANEJAR A HISTÓRIA NO SÉCULO XXI.
Autores
  • Lucas Amadeus de Albuquerque Barbosa
  • Ana Isabela Do Nascimento Silva
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 05 - HISTÓRIA E PRÁTICAS DE ENSINO: OBSERVAÇÕES E PROPOSTAS
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/528330-a-cultura-pop-do-manga-como-recurso-didatico-para-a-disciplina-de-historia--novos-modos-de-ver-e-planejar-a-histo
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Educação, Mangá, Cultura Pop.
Resumo
O presente Grupo de Trabalho por meio da apresentação de pesquisas em andamento ou concluídas e relatos de experiência objetiva discutir sobre as análises, reflexões, observações e proposições que resultam da experiência de usar o Mangá como auxiliar no ensino de história e como a cultura pop pode ajudar na cultura escolar de forma geral. O conteúdo desses mangás (Vagabond e Gen Pés Descalços) desperta a atenção daqueles que tem interesse no ensino de história, principalmente na história dos séculos XVII e XX. Através de uma revisão bibliográfica analisando a historia do Japão nos seus períodos mais importantes, o primeiro tema se baseia por meio da vida e obra de Musashi Myamoto espadachim que viveu no final da unificação do país, a adaptação de sua vida na obra pop de mangá Vagabond de Takehiko Inoue, o segundo tema se baseia na vida de Keiji Nakazawa, o autor é um sobrevivente do ataque da bomba nuclear na cidade de Hiroshima em 1945, ele retrata as experiências ocorridas em sua obra Gen Pés Descalços. Analisando essas narrativas, buscam-se novos olhares sobre as experiências de pratica de ensino em sala de aula. Diante disso, cabe a nos professores buscar as dimensões formativas dos ícones da cultura pop (mangá/anime) como uma forma de potencialidade ao conhecimento, pratica em sala de aula utilizando este objeto de estudo interdisciplinar, em campos da arte, geografia, biologia, psicologia e Historia, podem ser constituído como uma importante fonte de conhecimento e, portanto de interpretação do mundo, o que possibilita o debate sobre vários assuntos da realidade e de contextos históricos que remetem o leitor ao tempo do conteúdo.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Lucas Amadeus de Albuquerque; SILVA, Ana Isabela Do Nascimento. A CULTURA POP DO MANGÁ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA: NOVOS MODOS DE VER E PLANEJAR A HISTÓRIA NO SÉCULO XXI... In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/528330-A-CULTURA-POP-DO-MANGA-COMO-RECURSO-DIDATICO-PARA-A-DISCIPLINA-DE-HISTORIA--NOVOS-MODOS-DE-VER-E-PLANEJAR-A-HISTO. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes