POR UMA PEDAGOGIA DE ATUAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL.

Publicado em 03/08/2025 - ISSN: 2359-4500

Título do Trabalho
POR UMA PEDAGOGIA DE ATUAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL.
Autores
  • Anelise de Brito Turela Ferrão
Modalidade
Comunicação Oral Performativa
Área temática
Comunicação Oral Performativa
Data de Publicação
03/08/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariomsppgadc2024/891130-por-uma-pedagogia-de-atuacao-para-o-audiovisual
ISSN
2359-4500
Palavras-Chave
Técnicas de atuação; Formação de atores; Atuação para o Audiovisual;
Resumo
A pesquisa examina as possibilidades para a formação de atuação para o meio audiovisual. Como a formação tradicional em Artes Cênicas é voltada ao ofício teatral, são muitos os questionamentos: existem conhecimentos teóricos e práticos mais específicos ou é o meio que, através de suas características, faz com que exista a diferença de atuação? A partir disso, analisou-se, primeiramente, como as particularidades do meio audiovisual influenciam diretamente no trabalho dos artistas dentro de seu modo de realização. A pesquisa é iniciada, ponderando-se sobre a “Pré-produção” ao abordar conceitos sobre Casting para a escolha do elenco; a importância do Roteiro e sua Análise, refletindo sobre o papel dos ensaios dentro do audiovisual. Investiga a “Produção”, o momento de gravação no set de filmagem; o funcionamento da decupagem cinematográfica; a fragmentação e repetição da cena para os vários planos; a filmagem feita em forma descontínua da narrativa original, em contraposição à preocupação com a continuidade das ações físicas dos atores no vídeo. O texto abordou as diferenças de execução e encenação entre o cinema e a televisão, partindo da lógica de gravações multicâmera da televisão e da câmera única do meio cinematográfico e, em seguida, descreveu sobre a “Pós-produção”, analisando a capacidade da Edição em transformar e ressignificar a atuação. Explano o conceito de Direção de Atores e o papel das pedagogias de atuação no audiovisual, ao observar como os atores podem criar um procedimento pessoal, tendo em vista as quatro abordagens pedagógicas de interpretação surgidas nos EUA, através de releituras e apropriações do Sistema de Stanislavski, criadas por Strasberg, Stella Adler, Sanford Meisner e Uta Hagen, expondo seus principais fundamentos, pontos negativos e benefícios. Para relacionar a experiência prática com a discussão teórica, compartilha-se processos criativos de encenações vivenciados em cursos de formação nos moldes de produção do audiovisual.
Título do Evento
X Seminário Interno de Pesquisas “Mario Santana” - 2024
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena Unicamp
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERRÃO, Anelise de Brito Turela. POR UMA PEDAGOGIA DE ATUAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL... In: Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena Unicamp. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariomsppgadc2024/891130-POR-UMA-PEDAGOGIA-DE-ATUACAO-PARA-O-AUDIOVISUAL. Acesso em: 14/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes