“LEITURA DA PAISAGEM” DO BAIRRO TESTO REGA NA CIDADE DE POMERODE: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Publicado em 30/11/2018 - ISSN: 2359-2508

Título do Trabalho
“LEITURA DA PAISAGEM” DO BAIRRO TESTO REGA NA CIDADE DE POMERODE: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Autores
  • vania fonseca
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação Superior
Data de Publicação
30/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/99940-leitura-da-paisagem-do-bairro-testo-rega-na-cidade-de-pomerode--uma-estrategia-de-educacao-ambiental-critica
ISSN
2359-2508
Palavras-Chave
Educação Ambiental Crítica. Leitura da Paisagem. Intervenção Ambiental. Poder Público.
Resumo
“Ler o Ambiente” com as lentes da Educação Ambiental Crítica é aprender um conjunto de relações sociais e processos naturais, captando dinâmicas de interação entre as dimensões culturais, sociais e naturais na configuração de dada realidade socioambiental. Uma atividade que pode ser utilizada é a “leitura da paisagem”. Trata-se de um roteiro de ação participativa para levantamento das características de dada região rural ou urbana (CARVALHO, 2011). Diante do exposto, objetivamos relatar os resultados do estudo de leitura da paisagem no bairro Texto Rega na cidade de Pomerode. Foi realizado entre os meses de abril e junho de 2018, com Três Participantes. Entre as etapas desse estudo estavam o levantamento da compreensão e percepção ambiental dos moradores de uma determinada rua, por meio de entrevistas, além de buscas bibliográficas dos dados histórico-culturais e socioambientais da região. Como resultados, foram observados e apontados pelos moradores situações de falta de saneamento básico, com esgoto sem destino adequado, poluição do ar e falta de fiscalização dos órgãos responsáveis. Diante desses achados, nos propusemos a elaborar um plano de ação, com aporte teórico da Educação Ambiental Crítica (LAIRARGUES; LIMA, 2014; SCHULZ; 2018) buscando uma interação mais efetiva com o poder público e a comunidade, por meio da câmara de vereadores. Entendemos que essa é uma maneira de chamá-los para a sua responsabilidade política, objetivando estabelecer futuramente ações mais efetivas com projetos de Educação Ambiental junto aos moradores. Concluímos que não basta observar passivamente o entorno, mas é importante certa educação do olhar; aprender a “ler” e compreender o que se passa a sua volta para então propor ações/mobilizações/transformações coletivamente. trabalho realizado por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau ( Furb) , Elaborado pelos acadêmicos: Anderson Ferreira, Diogo Lira, Rossevânia Fonseca.
Título do Evento
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, vania. “LEITURA DA PAISAGEM” DO BAIRRO TESTO REGA NA CIDADE DE POMERODE: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.. In: Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE. Anais...Blumenau(SC) FURB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/99940-LEITURA-DA-PAISAGEM-DO-BAIRRO-TESTO-REGA-NA-CIDADE-DE-POMERODE--UMA-ESTRATEGIA-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL-CRITICA. Acesso em: 31/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes