PABLO PICASSO :TRAÇOS E DESENHOS GEOMETRICO . RELATOS DE EXPERIENCIA PEDAGÓGICA COM EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ACADEMICA DE ARTES VISUAIS – MODALIDADE PARFOR

Publicado em 30/11/2018 - ISSN: 2359-2508

Título do Trabalho
PABLO PICASSO :TRAÇOS E DESENHOS GEOMETRICO . RELATOS DE EXPERIENCIA PEDAGÓGICA COM EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ACADEMICA DE ARTES VISUAIS – MODALIDADE PARFOR
Autores
  • Lilian Veronica Souza
  • Roseli Kietzer Moreira
  • Lindamir Aparecida Rosa junge
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação Infantil e Anos Iniciais
Data de Publicação
30/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/99488-pablo-picasso--tracos-e-desenhos-geometrico--relatos-de-experiencia-pedagogica--com-educacao-infantil-de-uma--aca
ISSN
2359-2508
Palavras-Chave
Educação Infantil. Arte-educação. Interdisciplinaridade.
Resumo
O presente relato resulta de uma prática em sala de aula desenvolvida com alunos da educação básica do “CMEI Laura Cattani Leite”, situado na cidade de Brusque-SC. O relato feito pela acadêmica, teve como inspiração uma atividade lúdica desenvolvida durante a disciplina de História da Arte IV que está vinculada à quarta fase do Curso de Artes Visuais na modalidade PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) da Universidade Regional de Blumenau – FURB, com a orientação das professoras Roseli Kietzer Moreira e Lindamir Rosa Aparecida Junge. A acadêmica propõe uma vivência artística junto aos alunos da Educação Infantil, com o objetivo era a produção de uma prática de jogo com formas geométricas. Para tanto, utilizou-se como tema o Cubismo e o artista Pablo Picasso. Inicialmente foi apresentado um vídeo com contextualização da vida e obra do artista Pablo Picasso enfatizando o conceito de cubismo e sua história. Para enfatizar foi utilizado livros ilustrados. Concluída a introdução teórica e a contemplação e interpretação das imagens de obras de arte, deu-se a execução da proposta de construção de um jogo usando como inspiração as obras de Picasso. Passou-se para a produção de alguns quebra-cabeças usando formas geométricas, pois essas eram uma das características do Cubismo. Aqui se fez uma relação com a Matemática, buscando conceituar as formas. Foi disponibilizado diversos materiais, nas quais as crianças, puderam se expressar por meio de desenhos, pintura, recortes e colagens. Os diversos jogos foram dispostos de maneira expositiva para que todos pudessem fazer sua apreciação e comentários. Como conclusão, percebeu-se que as práticas artísticas possuem uma amplitude de possibilidades para serem desenvolvidas dentro da área da educação, inclusive com outras disciplinas, criando interdisciplinaridade.
Título do Evento
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Lilian Veronica; MOREIRA, Roseli Kietzer; JUNGE, Lindamir Aparecida Rosa. PABLO PICASSO :TRAÇOS E DESENHOS GEOMETRICO . RELATOS DE EXPERIENCIA PEDAGÓGICA COM EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ACADEMICA DE ARTES VISUAIS – MODALIDADE PARFOR.. In: Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE. Anais...Blumenau(SC) FURB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/99488-PABLO-PICASSO--TRACOS-E-DESENHOS-GEOMETRICO--RELATOS-DE-EXPERIENCIA-PEDAGOGICA--COM-EDUCACAO-INFANTIL-DE-UMA--ACA. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes