GRAU DOS ADJETIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 30/11/2018 - ISSN: 2359-2508

Título do Trabalho
GRAU DOS ADJETIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Sandra Pottmeier
  • Caique Fernando Da Silva Fistarol
  • Lais Donida
  • Simone Raquel dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
Data de Publicação
30/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/97931-grau-dos-adjetivos-na-educacao-basica--um-dialogo-com-estudantes-do-ensino-medio
ISSN
2359-2508
Palavras-Chave
Educação Básica, Adjetivos, Linguagens.
Resumo
Este relato de experiência, pautado na teoria enunciativa-discursiva (BAKHTIN, 2012), objetiva compreender a partir das linguagens verbal e não-verbal, os enunciados de estudantes do Ensino Médio quanto ao uso do grau dos adjetivos. Esta prática pedagógica, justifica-se, pois esses sujeitos se constituem a partir dos valores axiológicos (adjetivos) que circulam socialmente em outras instituições (mídia, família, amigos) e que acabam por caracterizar, qualificar ou desqualificar o sujeito. A metodologia é a de abordagem quali-quantitativa, envolvendo 75 estudantes de três turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de SC. Tem-se como instrumento dessa coleta de dados: sentenças escritas em inglês e em português com as respectivas ilustrações realizadas por esses estudantes. Os resultados obtidos evidenciam que as sentenças elaboradas por esses estudantes estão no grau de superioridade “Pedro is more handsome than Marcos” e “Lucas is the best of all”. Considera-se que ao se caracterizar/qualificar pessoas seja no grau comparativo ou superlativo de superioridade, esses estudantes buscam reforçar discursos que os atravessam, seja na sala de aula, pela faixa etária e pelo contexto educacional e também midiático que interpela-os a ser inteligente, bonito(a), esperto(a). Portanto, depreende-se que perpassam nos enunciados desses sujeitos suas formas de pensar, agir, da sua relação com o outro o que ele julga ser esse outro e vice-versa. A mídia, a partir das redes sociais, também reforça o discurso do superior e do inferior, resultando na competitividade entre o eu e o outro, enquanto qualifico um, desqualifico o outro. Conclui-se, que o uso do adjetivo e seus graus comparativo e superlativo, permite vislumbrar a importância de atribuir valor ao outro e como esse se constitui e se legitima em determinados contextos (da escola, da família, das redes sociais, dos amigos), ou seja, como é caracterizado/qualificado por si e pelo grupo. A que se atentar, assim, para outros discursos que não sinalizam para qualidades, mas descaracterizam ou desqualificam e, que podem assim, ofender ou denigrir a imagem desse estudante nessa fase de sua vida escolar ou até a forma de enxergar a si próprio e ao outro. Neste sentido, essa prática situada na escola, permite ao professor e ao aluno uma reflexão sobre o respeito e o cuidado que é preciso ter/haver com o outro que está inserido na sociedade e a maneira como também precisa/deve ser respeitado na sua particularidade, assim como os fios que o constituem enquanto sujeito.
Título do Evento
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

POTTMEIER, Sandra et al.. GRAU DOS ADJETIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE. Anais...Blumenau(SC) FURB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/97931-GRAU-DOS-ADJETIVOS-NA-EDUCACAO-BASICA--UM-DIALOGO-COM-ESTUDANTES-DO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes