O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONTROLE DA CONDUTA NAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: ITINERÁRIO A HUMANIZAÇÃO

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

DOI
10.29327/121302.3-6  
Título do Trabalho
O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONTROLE DA CONDUTA NAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: ITINERÁRIO A HUMANIZAÇÃO
Autores
  • Maria Aparecida Zambom Favinha
  • Juliana Guimarães Marcelino Akuri
  • MARILETE TEREZINHA DE MARCO
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Educação e Classes sociais
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269470-o-desenvolvimento-do-autocontrole-da-conduta-nas-criancas-de-0-a-5-anos--itinerario-a-humanizacao
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Autocontrole da conduta.
Resumo
O texto busca trazer reflexões sobre o desenvolvimento do autocontrole da conduta no período denominado infância. Na base das discussões tecidas está o pressuposto de que o ser humano se humaniza ao longo da vida, mediante encontro e relação com as pessoas e a cultura. Com esta perspectiva teórica, concebe-se o desenvolvimento humano como processo histórico e social constituído por meio das relações das pessoas dentro e fora da escola. Particularmente, na escola de Educação Infantil, podem ser planejadas e potencializadas situações para a plenitude desse desenvolvimento, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento do autocontrole da conduta. A fim de cumprir o objetivo proposto, foram realizadas as ações investigativas bibliográficas, reunindo estudos sobre a temática datados dos últimos cinco anos. Dos estudos realizados, afirma-se o autocontrole da conduta como Função Psicológica Superior, apropriada nas relações e atividades vivenciadas pela pessoa desde a infância. A efetividade dessa apropriação exige concretização de práticas educativas dirigidas à ampliação das possibilidades de aprendizagem e formação humana na infância, a fim de que a escola seja espaço para superação das desigualdades sociais. Nesse processo, a criança torna-se participante ativo nas relações sociais vividas na escola, no processo em que aprende a controlar sua própria conduta, elevando seus níveis de consciência sobre si e o mundo.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FAVINHA, Maria Aparecida Zambom; AKURI, Juliana Guimarães Marcelino; MARCO, MARILETE TEREZINHA DE. O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONTROLE DA CONDUTA NAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: ITINERÁRIO A HUMANIZAÇÃO.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269470-O-DESENVOLVIMENTO-DO-AUTOCONTROLE-DA-CONDUTA-NAS-CRIANCAS-DE-0-A-5-ANOS--ITINERARIO-A-HUMANIZACAO. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes