A TRADIÇÃO DE PRODUZIR LADRILHOS E SEUS MÉTODOS SOB A LUZ DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA: EXPERIMENTOS REALIZADOS EM SALVADOR-BA.

Publicado em 23/01/2020

Título do Trabalho
A TRADIÇÃO DE PRODUZIR LADRILHOS E SEUS MÉTODOS SOB A LUZ DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA: EXPERIMENTOS REALIZADOS EM SALVADOR-BA.
Autores
  • Maria das Graças Rodrigues da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 2 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo
Data de Publicação
23/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217574-a-tradicao-de-produzir-ladrilhos-e-seus-metodos-sob-a-luz-da-caracterizacao-fisica--experimentos-realizados-em-sa
ISSN
Palavras-Chave
ladrilho hidráulico, caracterização física, arquitetura, história da construção
Resumo
O início da produção e utilização dos ladrilhos hidráulicos nas edificações são datados desde o século XIX. Isto se justifica, principalmente, graças à descoberta do cimento Portland após os experimentos realizados por Vicat. No Brasil, registros apontam para o emprego dos ladrilhos hidráulicos nos imóveis a partir da segunda metade do século XIX. Estas peças cimentícias ainda resistem em diversas edificações que compõem as paisagens de sítios históricos em inúmeros locais do país. Na Bahia, foi registrada a utilização desse material em Salvador e em municípios como Igatu, Valença, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, dentre outros. Ao considerar a ampla utilização, e os contextos de inserção destes revestimentos, este trabalho tem como objetivo evidenciar a presença desses materiais na capital baiana através da apresentação das características físicas de amostras oriundas de imóveis situados em Salvador. As descrições a referentes ao material consistem na identificação das peças cimentícias, considerando sua espessura total, bem como cada camada que compõe amostragem, suas cores, e propriedades físicas como absorção e abrasão. Além disso, pretende tecer comentários sobre as constituições dos grãos inseridos nas composições. Para alcançar os objetivos, foi necessário realizar pesquisa de campo visando a coleta das amostras e posteriormente investigações laboratoriais. Estas últimas consistem em análises com auxílio do "scanner", através de técnica praticada no Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR) e na observação por meio do microscópio ótico. Os resultados apontam que se tratam de materiais com processos produtivos e comportamento similares. Embora, apresente características diversas quanto à sua composição e estratificação das camadas. Os resultados obtidos ressaltam a importância sobre a necessidade de valorização e resgate da técnica artesanal de produção de ladrilhos hidráulicos, que traduz os ricos saberes construtivos relacionados às tecnologias tradicionais que integram o patrimônio cultural arquitetônico brasileiro.
Título do Evento
6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria das Graças Rodrigues da. A TRADIÇÃO DE PRODUZIR LADRILHOS E SEUS MÉTODOS SOB A LUZ DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA: EXPERIMENTOS REALIZADOS EM SALVADOR-BA... In: Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217574-A-TRADICAO-DE-PRODUZIR-LADRILHOS-E-SEUS-METODOS-SOB-A-LUZ-DA-CARACTERIZACAO-FISICA--EXPERIMENTOS-REALIZADOS-EM-SA. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes