A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA AFETIVA NO BAIRRO JACARECANGA: O CASO DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO

Publicado em 23/01/2020

Título do Trabalho
A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA AFETIVA NO BAIRRO JACARECANGA: O CASO DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO
Autores
  • Letícia Carvalho Guerra
  • Gérsica Góes Vasconcelos
  • Inaê Maciel De Sousa Alves
  • Alice Maria Juliana Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 2 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo
Data de Publicação
23/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217480-a-preservacao-da-memoria-afetiva-no-bairro-jacarecanga--o-caso-da-escola-de-artes-e-oficios-thomaz-pompeu-sobrinh
ISSN
Palavras-Chave
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Intervenção no patrimônio cultural, restauro contemporâneo.
Resumo
A edificação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho possui grande relevância no contexto da evolução das edificações cearenses ao longo do tempo, e para além da questão formal, também possui suma importância para o ensino patrimonial da cidade de Fortaleza por ser um centro educacional de referência na formação de profissionais da área do Restauro. A antiga residência onde hoje funciona a escola constitui uma referência histórica da antiga imponência econômica do bairro Jacarecanga, na Fortaleza do início do século XX. Este documento procura abordar a temática do restauro - sobremaneira em edifícios históricos, uma vez que esta é uma das operações de preservação existentes para documentar o passado de uma edificação e neste caso, também de um bairro, que se modifica em meio às transformações urbanas sofridas ao longo do século. Sabendo do significado da edificação para a formação do bairro, o presente artigo tem por objetivo analisar e identificar as intervenções ocorridas na edificação e a sua adaptação ao novo uso. Compreendendo seu processo de formação ao longo do tempo, adotando uma metodologia de caráter qualitativo a fim de proporcionar uma análise que englobe tanto sobre a edificação quanto sobre o entorno, utilizando-se dos preceitos conceituais adquirindo informações para embasar as críticas relativas à intervenção.
Título do Evento
6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUERRA, Letícia Carvalho et al.. A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA AFETIVA NO BAIRRO JACARECANGA: O CASO DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO.. In: Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217480-A-PRESERVACAO-DA-MEMORIA-AFETIVA-NO-BAIRRO-JACARECANGA--O-CASO-DA-ESCOLA-DE-ARTES-E-OFICIOS-THOMAZ-POMPEU-SOBRINH. Acesso em: 25/07/2025

Trabalho

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