TEORIA E PRÁTICA: INTERVENÇÕES EM PATRIMÔNIO INDUSTRIAL – ANTIGO FRIGORÍFICO ANGLO EM PELOTAS E A FÁBRICA ASSIMAKOS EM MONTEVIDÉU.

Publicado em 23/01/2020

Título do Trabalho
TEORIA E PRÁTICA: INTERVENÇÕES EM PATRIMÔNIO INDUSTRIAL – ANTIGO FRIGORÍFICO ANGLO EM PELOTAS E A FÁBRICA ASSIMAKOS EM MONTEVIDÉU.
Autores
  • Aline de Oliveira Mendes
  • Claudia Anahí Aguilera Larrosa
  • Letícia Aguilera Larrosa Da Rocha
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas
Data de Publicação
23/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217342-teoria-e-pratica--intervencoes-em-patrimonio-industrial--antigo-frigorifico-anglo-em-pelotas-e-a-fabrica-assimak
ISSN
Palavras-Chave
Patrimônio Industrial, Intervenções, Preservação
Resumo
O interesse pela preservação do patrimônio industrial é relativamente recente, principalmente se for comparado ao atribuído a outros tipos de manifestações culturais. Essa importância obteve maior vulto a partir dos anos de 1950 na Inglaterra, época em que começou a ser utilizada a expressão "arqueologia industrial"¹ no país. Isso nos leva a crer que esse tipo de bem cultural deve ser pensado como uma ampliação daquilo que é considerado como patrimônio histórico. Assim, o tema do presente artigo compreende a análise da aplicação dos princípios teóricos e práticos preservacionistas em intervenções sobre o patrimônio industrial, pois partir de um método de intervenção, é possível ressignificar um espaço, que muitas vezes se encontra ocioso. Com isso, o objetivo principal do presente estudo é desenvolver o debate crítico acerca do emprego dos preceitos teóricos preservacionistas na intervenção em patrimônio industrial. Buscando identificar conformidades ou contradições entre teorias e práticas reabilitadoras, a partir da retomada do percurso teórico e análise de ações realizadas no antigo Frigorífico Anglo da cidade de Pelotas- RS e no edifício que abrigou a Fábrica Assimakos em Montevidéu – UY. Desenvolvendo um comparativo de atuações realizadas nessas diferentes edificações, diagnosticando, por fim, a valoração ou possível resgate ou perda de significado desses bens pós-intervenção. Para a realização dos objetivos de pesquisa será realizado um estudo retrospectivo sobre o amadurecimento do conceito de paisagem cultural como patrimônio, desde as origens do entendimento da cidade como um organismo complexo e mutável, até as análises incentivadas pelas modificações urbanas provenientes de um novo paradigma de desenvolvimento: a industrialização. Na sequência analisaremos: o impacto que ocorre com a intervenção em um patrimônio histórico, seja uma revitalização ou uma demolição; de que forma a demolição de um patrimônio histórico consolidado no imaginário da população, pode abalar sua identidade cultural; e como as qualidades das intervenções em ambientes revitalizados pode interferir no melhoramento da realidade desses espaços, pautada na compreensão do sítio histórico como um conjunto arquitetônico em sua totalidade, que jamais deve ser pensado como edificações isoladas, dentro de uma realidade que não é apenas física, mas também social e memorial. Por fim, acreditamos que, a partir desses estudos, será possível mapear os principais entraves operacionais do restauro industrial, as lacunas entre documentos preservacionistas, conceitos patrimoniais adquiridos debatidos inicialmente na pesquisa e as ações práticas efetivas em patrimônio industrial. ¹ Essa expressão foi utilizada possivelmente por Donald Dudley, da Universidade de Birmingham, no início dos anos 1950, aparecendo pela primeira vez em um artigo de Michael Rix em The Amateur Historian, onde o autor recomenda a documentação e preservação dos testemunhos da industrialização.
Título do Evento
6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Aline de Oliveira; LARROSA, Claudia Anahí Aguilera; ROCHA, Letícia Aguilera Larrosa Da. TEORIA E PRÁTICA: INTERVENÇÕES EM PATRIMÔNIO INDUSTRIAL – ANTIGO FRIGORÍFICO ANGLO EM PELOTAS E A FÁBRICA ASSIMAKOS EM MONTEVIDÉU... In: Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217342-TEORIA-E-PRATICA--INTERVENCOES-EM-PATRIMONIO-INDUSTRIAL--ANTIGO-FRIGORIFICO-ANGLO-EM-PELOTAS-E-A-FABRICA-ASSIMAK. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes