DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL INDUSTRIAL EDIFICADO EM IGUATU-CE: ESTUDOS DE CASO SOBRE A PONTE FERROVIÁRIA E A CIDAO S/A.

Publicado em 23/01/2020

Título do Trabalho
DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL INDUSTRIAL EDIFICADO EM IGUATU-CE: ESTUDOS DE CASO SOBRE A PONTE FERROVIÁRIA E A CIDAO S/A.
Autores
  • Rodrigo Rolim De Sousa
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 3 – A via crítica do patrimônio: trajetórias e perspectivas
Data de Publicação
23/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217331-documentacao-e-conservacao-do-patrimonio-cultural-industrial-edificado-em-iguatu-ce--estudos-de-caso-sobre-a-pont
ISSN
Palavras-Chave
Patrimônio industrial, arquitetura ferroviária, conservação patrimonial.
Resumo
A pesquisa ora apresentada reporta-se ao acervo do patrimônio cultural industrial localizado em Iguatu, no sertão do Ceará, edificado entre os anos de 1910 e 1930, e relacionado à extinta Companhia Industrial de Algodão e Óleos – CIDAO S/A, com vistas a sua conservação. Parte relevante da história da cidade e da industrialização do Estado estão constituídas na paisagem urbana dos bairros do Prado e Santo Antônio, localizados no município de Iguatu, delineados a partir da expansão ferroviária e da atividade algodoeira. Objetiva-se, através do estudo destes sítios, estabelecer o corpus patrimonial e a sua relação com os agentes públicos e privados. A metodologia utilizada desenvolveu-se procurando oferecer continuidade às pesquisas consolidadas referentes ao patrimônio urbano e arquitetônico do período colonial, aliando-se aos esforços em curso no campo patrimonial de natureza industrial de Fortaleza, Ceará. Guarnecido de levantamento fotográfico e mediante consultas bibliográficas, fez-se um rigoroso exercício de reconstituição cartográfica. O Estudo analisa a relevância de inventariar algumas das obras abordadas e identificar outras possíveis, em seus diversos usos e escalas. Em especial, destaque-se a Estação Ferroviária de Iguatu, a Capela de Nossa Senhora das Dores, a Vila Operária e o Hospital Santo Antônio dos Pobres – edificações que são plurais e que refletem a realidade dos mais diversos grupos que integram aquela sociedade. Entende-se, assim, que as ações de conservação devem ser coordenadas e integradas por todas as entidades envolvidas no processo de conservação, sejam públicas ou privadas. Ademais, foram apresentados dois estudos de caso, envolvendo a Ponte Ferroviária sobre o Rio Jaguaribe e a CIDAO. O primeiro aborda o equipamento ferroviário, que, depois de extinta sua função original em razão da desativação da rede ferroviária até então existente, sofreu ações mínimas de conservação, mas, apesar disso, tornou-se o principal monumento histórico da cidade. O segundo, por sua vez, envolve os galpões onde funcionavam a CIDAO S/A, que, tendo permanecido sem uso após o encerramento das atividades da companhia, foram transformados em campus universitário. No entanto, ao final da pesquisa, observa-se a necessidade emergente de uma integração dos atores sociais, assim como, uma articulação entre a Prefeitura Municipal do Iguatu, o Governo do Estado do Ceará, a Diocese do Iguatu e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, para o desenvolvimento de ações públicas eficientes e coordenadas.
Título do Evento
6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Rodrigo Rolim De. DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL INDUSTRIAL EDIFICADO EM IGUATU-CE: ESTUDOS DE CASO SOBRE A PONTE FERROVIÁRIA E A CIDAO S/A... In: Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/217331-DOCUMENTACAO-E-CONSERVACAO-DO-PATRIMONIO-CULTURAL-INDUSTRIAL-EDIFICADO-EM-IGUATU-CE--ESTUDOS-DE-CASO-SOBRE-A-PONT. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes