PROJETO PADRÃO CAIC PESTANO (1995), PELOTAS/RS

Publicado em 23/01/2020

Título do Trabalho
PROJETO PADRÃO CAIC PESTANO (1995), PELOTAS/RS
Autores
  • José Henrique Carlucio Cordeiro
  • Lisiê Kremer Cabral
  • Ana Lucia Costa Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo temático 2 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo
Data de Publicação
23/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/216917-projeto-padrao-caic-pestano-(1995)-pelotasrs
ISSN
Palavras-Chave
CAIC, Projeto padrão, Patrimônio
Resumo
As escolas no Brasil, até a Primeira República (1889-1930), eram instaladas em ambientes não projetados para o uso, muitas vezes inapropriados. A partir do período republicano houve a valorização da educação, sendo relacionada ao progresso. Com isso surgem novas construções específicas para prática do ensino e de projeto tipo. Com passar dos anos ocorreram mudanças no método de ensino e surgiram inovações tecnológicas propiciando a continuidade da aplicação de um projeto padrão, na qual uma construção é reproduzida em diferentes localidades. Essa modalidade de projeto visa reduzir custos e otimizar a construção. Nos anos 90, o presidente Fernando Collor implementa um programa que busca melhorias nas condições sociais dos jovens moradores de periferias. Essa ação culminou na criação de Centros Integrais de Atenção à Criança – CIAC, instituições escolares que além do ensino promoviam à comunidade serviços de atenção à saúde, oficinas artísticas e quadras esportivas. Para atender essa demanda se fez necessário um projeto padrão amplo e inovador, idealizado pelo arquiteto João Filgueiras Lima e inspirado nas escolas parque de Anísio Teixeira. Em 1992, Itamar Franco assume a Presidência da República, reformulando esse programa escolar, de forma que o projeto sofre algumas alterações e passa a denominar-se Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC. Havia a meta para a construção de cinco mil escolas CAICs para atender cerca de seis milhões de crianças. A cidade de Pelotas conta com um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, localizado no bairro Pestano, construído pela empresa Conesul Consórcios entre os anos de 1993 – 95. Entretanto desde de sua inauguração, em março de 1996, sempre funcionou como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Carúccio, que já existia nessa localidade. No ano de 2001 o CAIC Pestano foi dividido entre três entidades municipais, acarretando em alterações no prédio com a intenção de propiciar melhor atendimento ao usuário. Essas mudanças, causadas pela renovação da edificação, promoveram descaracterizações em relação ao projeto original, mostrando dessa maneira as marcas da comunidade na escola, tornando-o documento narrativo do lugar. O presente trabalho pretende (i) apresentar o projeto padrão das instituições CAIC; (ii) analisar o projeto padrão e suas intervenções e (iii) buscar a relação entre a renovação da edificação CAIC Pestano e sua preservação, levando em consideração as decisões administrativas e as demandas da população alvo quanto às intervenções nos prédios. A metodologia proposta apresenta revisão bibliográfica e levantamentos realizados no local, a comparação entre o projeto padrão e as alterações que sofreu ao longo do tempo, evidenciando, assim, a importância desta construção para a população local.
Título do Evento
6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORDEIRO, José Henrique Carlucio; CABRAL, Lisiê Kremer; OLIVEIRA, Ana Lucia Costa. PROJETO PADRÃO CAIC PESTANO (1995), PELOTAS/RS.. In: Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/216917-PROJETO-PADRAO-CAIC-PESTANO-(1995)-PELOTASRS. Acesso em: 10/06/2025

Trabalho

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