DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA MÃES COM FILHOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Publicado em 15/04/2025 - ISBN: 978-65-272-0809-9

Título do Trabalho
DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA MÃES COM FILHOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Autores
  • jade carolina benarrós dib
  • Annela Miranda Rocha
  • Débora Eduarda Fernandes Michiles
  • MUNIQUE THERENSE COSTA DE MORAIS PONTES
Modalidade
Trabalho Científico
Área temática
Eixo V - Outros temas relacionados
Data de Publicação
15/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminario-internacional-resm-lp-442281/862106-desafios-da-formacao-academica-para-maes-com-filhos-na-primeira-infancia--revisao-integrativa-de-literatura
ISBN
978-65-272-0809-9
Palavras-Chave
Ensino; Mães; Universidades.
Resumo
INTRODUÇÃO: No contexto contemporâneo, a formação acadêmica representa um passo crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, para mães com filhos na primeira infância, ingressar e permanecer em uma universidade pública pode apresentar uma série de desafios únicos e complexos. A maternidade, especialmente durante os primeiros anos de vida dos filhos, é uma fase de intensa demanda física, emocional e temporal. Para muitas mulheres, conciliar os papéis de mãe e estudante universitária pode se tornar uma tarefa árdua, influenciando diretamente seu desempenho acadêmico, bem-estar emocional e oportunidades futuras de carreira. No contexto específico da região amazônica, onde as infraestruturas de apoio à maternidade e à educação podem ser limitadas, os desafios enfrentados por essas mães podem ser ainda mais acentuados. Entender os obstáculos enfrentados por mães com filhos na primeira infância que buscam formação acadêmica em uma universidade pública do Amazonas é essencial para desenvolver estratégias eficazes de apoio, promover a equidade de gênero e fortalecer o sistema educacional como um todo. Porém, para que de fato se possa compreender na prática tal questão, faz-se necessário primeiramente buscar na literatura o que já se conversa sobre esta temática, de modo a aprofundar e empoderar-se em relação ao conhecimento da população de pesquisa. OBJETIVO: Compreender os desafios vivenciados por mães com filhos na primeira infância durante a formação acadêmica, segundo as publicações científicas de âmbito nacional e internacional com recorte temporal de 2019 a 2024. METODOLOGIA: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), com abordagem qualitativa, seguindo seis (06) etapas metodológicas, sendo: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; amostragem e busca na literatura onde se definiu os critérios de inclusão e exclusão; categorização dos estudos selecionados; avaliação dos estudos incluídos na revisão; análise e interpretação dos resultados; e a apresentação da revisão. Primeiramente levantou-se a seguinte questão norteadora: “Quais os desafios vivenciados por mães com filhos na primeira infância durante a formação acadêmica, segundo as publicações científicas de âmbito nacional e internacional com recorte temporal de 2019 a 2024?”. Na segunda etapa, foram definidos os critérios de inclusão para a seleção dos estudos, foram considerados artigos originais/pesquisas em formato on-line na íntegra que retratem a temática e que contenham descritores e/ou palavras-chave listados na estratégia de busca, tanto no resumo, no título como no assunto e descritor. Já os critérios de exclusão consideraram-se literaturas cinzentas. Na estratégia de busca, as bases de dados foram consultadas através do periódico CAPES, sendo a porta de entrada pelo acesso CAFe, o qual indexa as bases de dados incluídas nesta revisão, sendo estas: Public/PublishMedline (PubMed), IBECs e Index Psicologia - Periódicos. Estas foram escolhidas por apresentar artigos relacionados ao tema. Para a composição da estratégia de busca foram utilizados descritores, algumas palavras chaves e suas combinações com os operadores booleanos AND e OR, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola sendo: Ensino, Mães e Universidades. A partir da estratégia de busca delimitada, foram identificados 102 artigos nas bases supracitadas. Na terceira etapa, a partir de uma leitura geral dos dados extraídos, foi realizada a conferência dos artigos no que tange os critérios de inclusão, exclusão e objetivo, excluindo-se os repetidos e os que não atenderam ao escopo desta revisão, bem como no que se refere a organização e sumarização das informações. Na quarta etapa, os estudos selecionados foram categorizados para constatar a aderência ao objetivo do estudo. A quinta etapa favoreceu a análise, interpretação dos resultados obtidos, sendo fundamentados na avaliação crítica dos artigos resultantes da busca, propondo as devidas recomendações e sugestões para pesquisas futuras. Na sexta etapa: tendo em vista que a pesquisa se trata de uma RIL com abordagem qualitativa, a síntese foi realizada na forma de narrativa com base na análise e checagem dos dados coletados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos 102 artigos encontrados, após aplicação de filtro de recorte temporal, restaram 34 artigos, dos quais, incluíram-se nesta RIL oito (08). Quanto à predominância idiomática obteve-se o inglês com seis (06) artigos, seguidos do espanhol um (01) e português um (01). Quanto às bases de dados, 06 foram encontrados na Pubmed, 01 na IBECS e 01 em Index Psicologia - Periódicos. Também se observa prevalência de maior número de publicações nos anos de 2020, 2021 e 2022 com dois (02) artigos cada, com um total de seis (06), seguidos do ano de 2019 e 2023, com um artigo cada, totalizando dois (02). Os resultados apresentados abordam várias questões relacionadas à amamentação e à maternidade nas universidades, destacando desafios e necessidades específicas das mães estudantes, sendo apresentados em três categorias. Primeiramente encontraram-se os desafios e barreiras para a amamentação nas universidades. Os estudos destacam várias barreiras enfrentadas pelas mães estudantes em relação à amamentação nos campus universitários. Isso inclui falta de conscientização das leis protetoras, disponibilidade inadequada de espaços para lactação, falta de políticas universitárias favoráveis à amamentação e custo financeiro como desafios significativos. Além disso, a falta de proteção legal e a necessidade de arranjos pessoais desafiadores para amamentação refletem dificuldades adicionais enfrentadas pelas mães lactantes. Em segundo lugar, a importância do apoio institucional e da rede de apoio: Dois estudos destacam a importância do apoio institucional das universidades para mães estudantes. Isso inclui a implementação de políticas de amamentação/cuidados infantis, disponibilidade de espaços adequados para lactação, oferta de serviços de amamentação e conexão com grupos de apoio. Os estudos também enfatizam que o conhecimento da legislação ocupacional em vigor e a presença de uma supervisora feminina estão associados a uma maior duração da amamentação, ressaltando a importância do suporte dentro do ambiente. Terceiro, o impacto da rede de apoio na continuidade dos estudos: Os estudos sugerem que a falta de uma rede de apoio sólida e previsível para o cuidado das crianças é um fator determinante na capacidade das mulheres jovens de continuarem seus estudos universitários. Isso destaca a necessidade crítica de oferecer apoio institucional, como creches universitárias, para garantir que todas as mães estudantes possam equilibrar suas responsabilidades parentais com suas aspirações acadêmicas. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que na literatura encontram-se diversos desafios de mães de crianças na primeira infância que enfrentam também a vida acadêmica. Faz-se necessário a promoção de um ambiente universitário mais inclusivo e apoiador, e, neste aspecto, é crucial que as universidades implementem políticas e programas de apoio que atendam às necessidades específicas das mães estudantes. Isso não apenas beneficiará individualmente as mães estudantes, mas também contribuirá para uma maior equidade de gênero e diversidade no ensino superior.
Título do Evento
Seminário Internacional da RESM-LP
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional da RESM-LP: Núcleo Amazonas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIB, jade carolina benarrós et al.. DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA MÃES COM FILHOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.. In: Anais do Seminário Internacional da RESM-LP: Núcleo Amazonas. Anais...Manaus(AM) UDDAE - ESA/UEA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminario-internacional-resm-lp-442281/862106-DESAFIOS-DA-FORMACAO-ACADEMICA-PARA-MAES-COM-FILHOS-NA-PRIMEIRA-INFANCIA--REVISAO-INTEGRATIVA-DE-LITERATURA. Acesso em: 27/06/2025

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