DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS EM PACIENTES IDOSOS

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS EM PACIENTES IDOSOS
Autores
  • Maria Laura Ferreira
  • Jhulia Aparecida Bernardes
  • Rodrigo Pereira Xavier
  • Patrícia Peres Iucif Pereira
  • VINICIO FELIPE BRASIL ROCHA
  • RENATA GONÇALVES SOARES
  • Amanda Beatriz Dahdah Aniceto De Freitas99795515692
Modalidade
TCC, TC OU TF
Área temática
Odontologia
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/434359-doencas-psicossomaticas-em-pacientes-idosos
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
Doenças psicossomáticas, saúde bucal, estresse, fatores psicológicos,disfunção TEMPOROMANDIBULAR, ATM,estomatite aftosa, líquen plano, bruxismo, disfunção temporomandibular, síndrome de ardência bucal, gengivite, periodontite, dores idiopáticas.
Resumo
As doenças psicossomáticas em idosos resultam em diversos problemas de saúde bucal, e é comum que estes pacientes tenham dificuldades na higienização bucal pela limitação da coordenação motora, além da higienização deficiente, que poderá levar à gengivite e periodontite, também associadas ao estresse e a fatores psicológicos. Ainda há que são observados entre os fatores de risco da estomatite aftosa recorrente, fatores emocionais como estresse, fadiga, ansiedade e depressão. Um profissional odontólogo atento para o controle do estresse pode trazer benefícios para a saúde bucal dos pacientes geriátricos. Sabe-se que pacientes idosos são mais propensos a perdas dentárias, que aliados a quadros de estresse podem acarretar instabilidade oclusal favorecendo a ocorrência de bruxismo. Estes pacientes também podem desenvolver a disfunção temporomandibular, devido à sobrecarga funcional na ATM, provocada por dentes perdidos, hábitos parafuncionais, oclusão deficiente ou trauma. É importante ressaltar que um dos sintomas relatados pelos pacientes idosos na síndrome de ardência bucal é o de boca seca, com considerável incidência, por ser o envelhecimento um fator fisiológico que altera o fluxo e a qualidade salivar. Sendo assim é de extrema importância o profissional ter o conhecimento da realidade da saúde da população idosa, incluindo as condições de saúde bucal. É comprovado pela literatura que doenças psicossomáticas estão relacionadas à dificuldade do controle emocional, e desencadeiam doenças odontológicas como estomatite aftosa, líquen plano, bruxismo, disfunção temporomandibular, síndrome de ardência bucal, gengivite, periodontite, dores idiopáticas, dentre outras doenças bucais. Assim, faz-se muito importante e necessário que o cirurgião dentista tenha conhecimento das manifestações bucais características da população idosa e saiba diagnosticá-las corretamente, para que então o tratamento seja conduzido de maneira segura e eficaz. O objetivo deste trabalho é a compilação das informações encontradas na literatura, para oferecer ao cirurgião dentista uma fonte a mais de informação e consulta; descrevendo e analisando conceito e perspectivas das doenças psicossomáticas em pacientes idosos no âmbito odontológico, enfatizando os sintomas, tipos e fatores das doenças, transcorrendo sobre o tratamento da dor psicossomática, e sua relação com o tratamento das doenças ocasionadas pelo descontrole emocional.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Maria Laura et al.. DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS EM PACIENTES IDOSOS.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/434359-DOENCAS-PSICOSSOMATICAS-EM-PACIENTES-IDOSOS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes