IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA ESCOLA MÉDICA BRASILEIRA

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA ESCOLA MÉDICA BRASILEIRA
Autores
  • Eumara Barbosa Silva
  • Paulla Mayra Viana de Castro
  • Mariana Soares Vieira
  • Alexandre de Araújo Pereira
Modalidade
INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Área temática
Medicina
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/433691-impacto-do-isolamento-social-pela-pandemia-de-covid-19-na-saude-mental-dos-estudantes-de-medicina-de-uma-escola-m
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
COVID-19, Saúde Mental, Estudantes de Medicina
Resumo
Objetivos: Avaliar o impacto do isolamento social na ansiedade e qualidade de vida dos estudantes de uma escola médica brasileira. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, longitudinal, que acompanhou 91 alunos ou 78% dos alunos matriculados do quarto período do Curso de Medicina da Unifenas Belo Horizonte, entre fevereiro e julho de 2020. Desses, 30,8% eram do sexo masculino e 69,2% do sexo feminino e média geral de idade foi de 21,5 anos.Três instrumentos de coleta de dados foram adaptados no formato Google Forms e enviados para os alunos através do aplicativo WhatsApp: 1. QUALIMED adaptado - colheu dados sócio demográficos; 2. O Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) - avaliou a percepção de sintomas de ansiedade; 3. WHOQOL (abreviado) - avaliou a percepção da qualidade de vida dos alunos. Tratamento estatístico foi realizado comparando possíveis alterações dos escores dos questionários aplicados em 3 diferentes momentos da Pandemia - antes do seu início, 60 dias e 120 dias depois. Todos os resultados foram considerados significativos para uma probabilidade de significância inferior a 5% (p < 0,05). Resultados: A partir da pontuação obtida no BAI (fase pré-Pandemia) os alunos foram divididos em 2 grupos: o Grupo com nível de Ansiedade Leve composto por alunos que obtiveram pontuação menor que ou igual a 19 (grau mínimo ou leve de ansiedade), 62,6% dos alunos e o Grupo com nível de Ansiedade Grave com pontuação superior a 19 (grau moderado ou grave de ansiedade) 37,4% dos alunos. Não foi encontrado diferença na percepção da ansiedade entre homens e mulheres (p = 0,824). Nos alunos com ansiedade grave a média da pontuação para a ansiedade na 1ª fase, pré-Pandemia, foi significativamente maior que as médias da 2ª fase (60 dias) e 3ª fase (120 dias) (p* < 0,001), ou seja, com o avançar do isolamento social, houve melhora dos níveis de ansiedade. Considerando os alunos de menor gravidade de ansiedade os resultados indicaram que na 2ª fase, a média desta pontuação foi significativamente maior que a das fases 1 e 3 (p* = 0,002). Na 1ª fase, os alunos mais ansiosos avaliaram de forma pior a percepção da qualidade de vida, havendo uma percepção de melhora quando comparadas com as etapas seguintes, fases 2 (60 dias) e 3 (120 dias) (p* = 0,025). Entre os alunos menos ansiosos, não foi identificada diferenças significativas entre a 2ª fase (60 dias) e a 3ª fase (120 dias), quanto a percepção da qualidade de vida. Conclusão: Altos níveis de sintomas ansiosos foram encontrados nos estudantes de medicina durante a vivência acadêmica, na fase pré-Pandemia. Com o avançar do isolamento social, houve melhora dos níveis de ansiedade nos alunos com sintomas de ansiedade grave, enquanto que no grupo de alunos com sintomas de ansiedade leve, a Pandemia impactou na piora desses sintomas. No desenrolar da Pandemia a percepção da qualidade de vida melhorou especialmente no grupo de alunos mais ansiosos. A presença no domicílio parece ter exercido um efeito protetor na maioria dos alunos estudados.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Eumara Barbosa et al.. IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA ESCOLA MÉDICA BRASILEIRA.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/433691-IMPACTO-DO-ISOLAMENTO-SOCIAL-PELA-PANDEMIA-DE-COVID-19-NA-SAUDE-MENTAL-DOS-ESTUDANTES-DE-MEDICINA-DE-UMA-ESCOLA-M. Acesso em: 06/06/2025

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