BULLYING E A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
BULLYING E A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Jacqueline de Souza Schuchter
  • Denise Ribeiro
Modalidade
ESPECIALIZAÇÃO
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/432476-bullying-e-a-terapia-cognitivo-comportamental--uma-revisao-de-literatura
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
Bullying, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia Clínica
Resumo
Este trabalho buscou enfatizar as influências que o bullying pode causar a curto e longo prazo, refletindo sobre a importância do olhar do psicólogo Cognitivo Comportamental para o tema, a partir de uma investigação teórica e de revisão literária, afim de discutir práticas mais eficazes para a profissão. Tal reflexão permite ainda conceituar, identificar e investigar sobre a prática do bullying para entender como o assunto vem sendo abordado na literatura, e posteriormente alcançar maior sucesso na compreensão acerca da construção das crenças no indivíduo. Dessa forma, este trabalho apresentará em seu contexto o objetivo deste estudo, investigar como o bullying influência na vida das vítimas e no desempenho de futuras relações sociais, trazendo consequências psíquicas para o indivíduo. Além disso, objetiva-se ainda identificar quais as técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) podem ser utilizadas no tratamento dessas pessoas. A metodologia consistiu em uma revisão de literatura, com reflexão acerca das possibilidades de enfrentamento do bullying, levando-se em conta as possibilidades e alternativas que a TCC apresenta para o profissional de psicologia. Analisou-se artigos científicos publicados na plataforma Google Acadêmico que estavam relacionados ao tema bullying, bem como os danos causados por ele e também relacionados à Terapia Cognitivo Comportamental. Percebeu-se que muitos são os agravos psicológicos e cognitivos que o indivíduo pode adquirir quando é exposto a uma situação em que se personifica como vítima. Destacou-se a importância de estabelecer a relação dessas consequências e danos com a formação das crenças do indivíduo bem como a reestruturação da mesma a partir do momento em que é afetada, pois essas crenças predirão exatamente as ações do sujeito e na maneira como enxergam a si, aos outros e o mundo. Nesse sentido, este estudo apontou para a Terapia Cognitivo Comportamental como tratamento e prevenção desses possíveis danos. Para isso, foi necessário contextualizar a acepção, bem como descrever formas para identificar técnicas da TCC que podem ser utilizadas em diversos casos, variando de acordo com os pacientes. A partir do resultado da pesquisa bibliográfica foi possível reconhecer algumas consequências do bullying, tais como depressão, ansiedade, agressividade autopercepção negativa, alterações de sono, baixa autoestima e compreende-las afim de corrigir ou minimizar os prejuízos que essas apresentam, a partir das técnicas da TCC. Assim sendo, salienta-se que a aplicação da Terapia Cognitivo Comportamental contribui de forma eficaz para o tratamento das vítimas do bullying, bem como para o tratamento de todos os personagens envolvidos, uma vez que, tem um papel importante na prevenção de problemas psicológicos e no desenvolvimento de habilidades tanto emocionais como cognitivas. As técnicas utilizadas permitem que o terapeuta seja capaz de trabalhar as habilidades necessárias, com vista na ressignificação das crenças do indivíduo e também na reestruturação dos pensamentos, para que dessa forma, haja mudanças comportamentais voltadas ao equilíbrio emocional e controle das situações.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHUCHTER, Jacqueline de Souza; RIBEIRO, Denise. BULLYING E A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/432476-BULLYING-E-A-TERAPIA-COGNITIVO-COMPORTAMENTAL--UMA-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes