IMPLEMENTAÇÃO DAS ATITUDES FACILITADORAS NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AO ADOLESCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
IMPLEMENTAÇÃO DAS ATITUDES FACILITADORAS NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AO ADOLESCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO
Autores
  • Luíza Bernardes Agostinho
  • Ártemis Marques Alvarenga
Modalidade
INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/432092-implementacao-das-atitudes-facilitadoras-na-atencao-psicossocial-ao-adolescente--uma-experiencia-em-estagio-unive
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
Atitudes facilitadoras, Adolescentes, Transformação Pessoal
Resumo
O homem é um ser social, que, sozinho, não encontra meios de garantir sua sobrevivência, e, por isso, busca socializar-se. Na adolescência, as interações sociais possuem um papel fundamental para a construção da identidade pessoal, e é essencial que se pense no modo como são estruturadas as relações sociais desses sujeitos em construção e os impactos destas no ambiente psíquico do adolescente. Assim, torna-se necessária uma análise da complexidade do desenvolvimento humano como uma totalidade. Carl Rogers propôs a utilização das atitudes facilitadoras no setting terapêutico, a fim de que o cliente se sinta totalmente compreendido e respeitado em sua individualidade e subjetividade. Com esse estudo, objetiva-se descrever os resultados da implementação das atitudes facilitadoras no estágio com adolescentes. Este trabalho foi produzido a partir da realização do estágio básico de Atenção Psicossocial ao Adolescente, durante o 5º período do curso de Psicologia, por duas estagiárias, a partir do trabalho com grupos de adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos. O estágio realizou-se em uma escola da cidade de Varginha/MG, com os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, entre fevereiro e junho de 2021, de forma remota, através do Google Meet. As atitudes facilitadoras são: compreensão empática, consideração incondicional positiva e congruência. Elas são condições necessárias e hábeis para promover a mudança construtiva e terapêutica da personalidade. Quando colocadas em prática, estimulam o desenvolvimento da tendência atualizante. A empatia é um modo de ser numa relação com outra pessoa, partindo da sensibilidade constante em relação à esta, sem julgamentos. A consideração positiva incondicional refere-se a uma aceitação de cada elemento da experiência do cliente como sendo uma parte deste. Já a congruência é definida como um estado do terapeuta, no intrínseco da relação, no qual ele representa sua experiência real na consciência de si mesmo, sendo livre e profundamente ele mesmo. As estagiárias propuseram um ambiente respeitoso e acolhedor, onde os alunos pudessem sentir-se respeitados e livres de julgamentos, para que compartilhassem suas vivências e experiências. Observou-se uma adesão contínua dos adolescentes ao estágio e formação de vínculo, o que promoveu uma partilha em grupo de experiências colaborativas diante de todas as temáticas propostas. O resultado obtido foi uma transformação pessoal em diversos âmbitos da vida desses adolescentes, que, ao final do estágio, se mostraram gratos e dispostos a continuar buscando a autorrealização. As estagiárias também se puseram em movimento de transformação. A implementação das atitudes facilitadoras possibilitou a promoção de uma construção de mudança de personalidade, a partir da tomada de consciência acerca das questões que permeiam cada um desses indivíduos e do modo como cada um deles as elaboram. Identificou-se grande envolvimento e empenho tanto das estagiárias quanto dos alunos para que o estágio pudesse ocorrer de modo significativo e ser promotor de modificação pessoal, o que fez com que essa experiência se apresentasse de modo tão gratificante. Vê-se que o comprometimento, a compreensão e o não julgamento promoveram um ambiente rico em exploração das capacidades pessoais e das potencialidades de cada indivíduo.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AGOSTINHO, Luíza Bernardes; ALVARENGA, Ártemis Marques. IMPLEMENTAÇÃO DAS ATITUDES FACILITADORAS NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AO ADOLESCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/432092-IMPLEMENTACAO-DAS-ATITUDES-FACILITADORAS-NA-ATENCAO-PSICOSSOCIAL-AO-ADOLESCENTE--UMA-EXPERIENCIA-EM-ESTAGIO-UNIVE. Acesso em: 04/07/2025

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