RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES NOS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES NOS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO
Autores
  • Luíza Bernardes Agostinho
  • Livia Farah
Modalidade
INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/432057-reconhecimento-das-emocoes-nos-adolescentes-em-situacao-de-abrigamento
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
Adolescentes; Emoções; Psicoeducação
Resumo
A adolescência, no Brasil, é o período vivenciado pelo sujeito entre os 12 e 18 anos de idade. É o momento pelo qual o indivíduo passa por diversas mudanças, nos aspectos físico, biológico, cognitivo, psíquico e comportamental, e que envolve instabilidade e perdas. Reconhecer e nomear as emoções é o primeiro passo para desenvolver a inteligência socioemocional, uma vez que os sentimentos são inevitáveis e precisam ser expressados de alguma forma. A partir do momento em que o adolescente aprende a nomear aquilo que sente, terá suporte para lidar do melhor modo até mesmo com as emoções consideradas mais difíceis. Objetivou-se, com esse trabalho, auxiliar os adolescentes em situação de abrigamento no processo de conhecimento das emoções básicas e reconhecimento das emoções em si mesmos. Trata-se de uma intervenção realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Eloi Mendes/MG, com os adolescentes que se encontram na Unidade de Acolhimento (UA), no dia 25 de agosto de 2021. A intervenção foi proposta pela autora e por mais duas estagiárias do 6º período do curso de Psicologia, e contou com a participação de três adolescentes: duas meninas, com idades de 13 e 16 anos, e um menino com 13 anos de idade. Elaborou-se um projeto de intervenção em formato de díade: (1) o primeiro encontro, realizado em 25 de agosto, destinou-se a uma psicoeducação a respeito da identificação das emoções; (2) a segunda etapa, realizada na semana seguinte, teria por objetivo auxiliar os adolescentes no manejo e expressão das emoções. Para a primeira reunião, desenvolveu-se a seguinte proposta: iniciou-se com uma apresentação de algumas emoções (felicidade, tristeza, ansiedade, vergonha, amor, medo e raiva). Em sequência, realizou-se uma psicoeducação acerca das emoções e de como elas podem impactar a vida das pessoas, além de apontar caminhos para lidar com elas. Por fim, foi proposta uma dinâmica. Foram apresentados dois dados – um contendo desenhos representando cada uma das emoções e o outro com frases, como: “essa emoção faz meu corpo ficar...”; “quando essa emoção aparece eu não devo...”; “a cor que representa essa emoção é...”. Eles deveriam jogar os dados e associar as emoções àquilo que se pedia no dado das frases. Os adolescentes foram questionados a respeito de aspectos importantes identificados em suas falas. Ao final do encontro, foi solicitado que fizessem um desenho sobre uma emoção que estavam sentindo. As principais emoções exprimidas foram: tristeza, devido a saudade e a distância da família; felicidade, pela presença das estagiárias com eles; ansiedade; amor. O encontro causou reações muito positivas nas estagiárias, bem como nos adolescentes. Notou-se grande evolução no processo de construção de vínculo, além da disposição dos adolescentes para participar das atividades propostas e para falar sobre as questões que os envolvem emocionalmente. A partir dessa intervenção, identificou-se pontos específicos a serem trabalhados nos próximos encontros.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AGOSTINHO, Luíza Bernardes; FARAH, Livia. RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES NOS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/432057-RECONHECIMENTO-DAS-EMOCOES-NOS-ADOLESCENTES-EM-SITUACAO-DE-ABRIGAMENTO. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes