TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR
Autores
  • Júlia Paiva Borges
  • Renan Frota Lucinda
  • Eunice Giugni
  • Flaviana Néias Bueno
Modalidade
PROJETO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (em andamento)
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/432006-transtorno-opositor-desafiador
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
Transtorno Opositor Desafiador, Esclarecimento, Educadores, Pais
Resumo
O transtorno desafiador opositor, também conhecido por TOD, geralmente ocorre durante a infância, e caracteriza-se por comportamentos frequentes de raiva, agressividade, vingança, desafio, provocação, desobediência ou ressentimento. O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) ainda pouco conhecido, tem se evidenciado como um transtorno preocupante na fase escolar. Ele apresenta ser complexo e multifatorial, sendo seus fatores psicológicos, biológicos, e sociais. Mais comum principalmente, em crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos primeiros anos de vida, e principalmente aos 4 anos de idade, quando começam a aparecer as dificuldades em seguir regras. Essa associação é muito comum, estando presente em até 14% dos casos. Essas crianças apresentam maior agressividade, maior impulsividade, mais conflitos com os outros estudantes, maior dificuldade nos relacionamentos sociais e pior desempenho acadêmico. (TEIXEIRA, 2014, p. 35) O desconhecimento a respeito do TOD por parte dos familiares e dos profissionais da educação podem levá-los a verem a criança como mal-educadas, sem limites, desobedientes, irritantes etc. Por isso, o objetivo é fornecer aos educadores informação e conhecimento a respeito do TOD, mesmo que pouco, irão auxiliar os profissionais a perceberem que “algo não vai bem” O TOD deve ser de interesse dos educadores, para que possam identificar possíveis alterações no comportamento e assim ajudar o aluno a desenvolver estratégias cognitivas, conversando com os cuidadores para que o mesmo seja encaminhado ao tratamento adequado. Em relação ao desenvolvimento e ao curso do TOD, o DSM-5 aponta que os primeiros sintomas do transtorno, geralmente, surgem durante os anos de pré-escola, sendo que sua ocorrência após o início da adolescência é muito rara. O desafio é como os professores irão receber a criança com TOD, pois a dedicação é essencial para o desenvolvimento das várias habilidades do aluno. Dessa maneira, as suas potencialidades ganharam mais destaque que suas dificuldades, por isso os professores terão que construir com a criança um laço de afetividade para assim ter uma maior aproximação que possibilitam melhor observar as manifestações de interesse do aluno com esse diagnóstico. Temos um arcabouço de teorias comportamentais e medicamentos para o auxílio do nosso trabalho, porém, é de extrema importância a colaboração dos familiares em estarem dispostos a terem mudanças comportamentais. A terem empatia com seus filhos e assim, os acompanharem durante o processo de tratamento. A escola também deverá ser orientada, orientar os educadores a forma correta de como lidar com a criança, com suas atitudes.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Júlia Paiva et al.. TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/432006-TRANSTORNO-OPOSITOR-DESAFIADOR. Acesso em: 09/09/2025

Trabalho

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