ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE EMPATIA BRASILEIRA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

Publicado em 26/09/2022 - ISSN: 1983-294X

Título do Trabalho
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE EMPATIA BRASILEIRA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA
Autores
  • Júlia Coutinho Cordeiro
  • Alexandre Tadeu Azevedo Generoso
  • Eliane Perlatto Moura
  • José Maria Peixoto
Modalidade
INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Área temática
Medicina
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semic_unifenas2021/431921-elaboracao-e-validacao-de-uma-escala-de-empatia-brasileira-para-estudantes-de-medicina
ISSN
1983-294X
Palavras-Chave
Empatia, Estudantes de medicina, Escala de empatia
Resumo
Objetivo: Elaborar e validar uma escala de empatia brasileira para estudantes de medicina. Materiais e métodos: A escala tem como público-alvo estudantes de medicina. Em relação a elaboração do instrumento, os itens da escala foram construídos com base em uma revisão da literatura, a partir da qual foram identificados três componentes da empatia: tomada de perspectiva, compartilhamento emocional e preocupação empática. A construção dos itens seguiu os critérios de clareza, ortografia, abrangência de contextos, demandas e interlocutores. A escala passou por avaliação de especialistas da área, sugestões de estudantes de medicina, médicos e pacientes. Após algumas reformulações, esta passou por análise teórica dos itens do instrumento através do coeficiente de validade do conteúdo (CVC), que avaliou a clareza da linguagem e a pertinência prática. A avaliação foi realizada por 10 juízes e o ponto de corte adotado para determinar níveis satisfatórios para clareza da linguagem e pertinência foi de CVCc = 0,80 para cada um dos itens e CVCt = 0,80 para o instrumento no geral. Ainda, a escala passou por teste piloto com 30 alunos, para analisar a semântica e o entendimento. A escala final contém 34 itens, sendo as respostas numeradas de 1 a 5, em uma escala do tipo Likert variando de concordo totalmente até discordo totalmente. Em relação a coleta de dados, a aplicação da escala final se deu através de formulário online, sendo feito o cálculo amostral de 10 alunos por item. A análise estatística está sendo realizada por método de validade e confiabilidade. Resultados parciais: A escala inicial continha 40 itens, com embasamento teórico, baseada nos pilares: conceito geral de empatia; tomada de perspectiva; compartilhamento emocional e preocupação empática. Esta escala inicial passou por discussão entre os pesquisadores, sendo decidido eliminar 13 itens e retirar o pilar “conceito geral de empatia”. Esta nova versão, foi avaliada por 08 especialistas na temática, sendo que, de maneira consensual, a maioria aprovou os itens. Com isso, foram realizadas novas buscas bibliográficas e abordagem de estudantes de medicina, médicos e pacientes, para embasar a formulação de novos itens. A escala foi revisada, contendo 37 itens. Então, foi realizada a análise teórica do instrumento através do CVC. Os resultados mostraram que o instrumento apresentou um CVC satisfatório tanto para a pertinência prática quanto para a clareza da linguagem. Além disso, a avaliação de cada um dos itens foi superior à 0,80 para quase todos os itens do instrumento. Após estes resultados, fez se a remodelação da escala, totalizando uma escala de 34 itens. Esta passou por teste piloto, no qual concluiu-se que houve concordância do entendimento dos itens por parte dos alunos. Por fim, a escala foi aplicada para o público-alvo em agosto de 2021, via formulário, para 349 estudantes de medicina, sendo que os resultados ainda encontram-se em análise estatística. Conclusão: A análise preliminar da escala da empatia para estudantes de medicina parece apresentar bons resultados referentes a sua validade de construto. Entende-se que os três domínios abordados dentro da escala representam as características multidimensionais da empatia.
Título do Evento
XX Seminário de Iniciação Científica e XVI Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Título dos Anais do Evento
Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORDEIRO, Júlia Coutinho et al.. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE EMPATIA BRASILEIRA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA.. In: Anais do SEMIC. Seminário de Iniciação Científica da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMIC_UNIFENAS2021/431921-ELABORACAO-E-VALIDACAO-DE-UMA-ESCALA-DE-EMPATIA-BRASILEIRA-PARA-ESTUDANTES-DE-MEDICINA. Acesso em: 02/06/2025

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