GÊNERO TEXTUAL NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NOS ITENS DO SAEPE

Publicado em 26/09/2016 - ISBN: 978-85-5722-004-1

Título do Trabalho
GÊNERO TEXTUAL NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NOS ITENS DO SAEPE
Autores
  • Flaviana América Silva Dantas de Souza
  • Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Modalidade
Mesa Redonda
Área temática
Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino fundamental e ensino médio.
Data de Publicação
26/09/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/SEMETRO/32920-GENERO-TEXTUAL-NO-CURRICULO-DE-LINGUA-PORTUGUESA-E-NOS-ITENS-DO-SAEPE
ISBN
978-85-5722-004-1
Palavras-Chave
Gêneros Textuais, SAEPE, Currículo de Língua Portuguesa
Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar se os gêneros textuais apresentados na avaliação externa aplicada nas turmas finais do Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco estão em consonância com a diversidade de gêneros propostos pelo Currículo de Língua Portuguesa do nono ano. Para isso, realizou-se um levantamento global dos gêneros textuais presentes no Currículo versus aqueles utilizados para elaboração dos itens do teste, conforme a Revista Pedagógica do SAEPE – Língua Portuguesa (2015). Em seguida, os gêneros textuais foram agrupados de acordo com as capacidades de linguagens sugeridas por Dolz e Schneuwly (2004), sob a ótica da concepção bakhtiniana da linguagem. Constatou-se que há a necessidade de os documentos que propõem o ensino e a avaliação dialogarem entre si, tendo em vista que o Currículo e o SAEPE priorizam capacidades de linguagens distintas, pois o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco utiliza 74,3% de gêneros textuais diferentes do Currículo para a produção dos itens do teste. Foi possível verificar, portanto, que há uma grande possibilidade de o estudante ser cobrado em algo que não foi trabalhado no ano escolar em curso, caso o professor siga o Currículo. Tudo isso mostra um desalinhamento entre o que é proposto para o ensino e o que poderá ser avaliado, cujos resultados são responsáveis por medir a proficiência dos estudantes das escolas públicas (municipais e estaduais) e fornecer diagnósticos para tomada de decisões e monitoramento de políticas públicas de educação no Estado.
Título do Evento
I SEMETRO
Cidade do Evento
Jaboatão dos Guararapes
Título dos Anais do Evento
I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, Flaviana América Silva Dantas de; COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da. GÊNERO TEXTUAL NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NOS ITENS DO SAEPE.. In: I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO). Anais...Recife(PE) FG, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMETRO/32920-GENERO-TEXTUAL-NO-CURRICULO-DE-LINGUA-PORTUGUESA-E-NOS-ITENS-DO-SAEPE. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes