PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS VOLTADOS PARA O ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS VOLTADOS PARA O ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR
Autores
  • José Lucas de Paiva Victor
  • Wannise de Santana Lima
  • Cristiane Clébia Barbosa de Medeiros
  • Artur Torres de Oliveira Bezerra
  • Vanessa Lima da Silva Melo
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Produção de Materiais Didáticos para EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/492187-producao-de-materiais-didaticos-digitais-voltados-para-o-ensino-hibrido-no-ensino-superior
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
Disciplinas híbridas, Materiais didáticos pedagógicos, Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Resumo
O presente estudo objetiva relatar as experiências vivenciadas pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) na produção de materiais didáticos digitais utilizados nas disciplinas híbridas. Em 2019, o UNI-RN iniciou a oferta de disciplinas híbridas com caráter transversal, comum aos diferentes cursos de graduação. O modelo pedagógico de disciplinas híbridas do UNI-RN foi organizado para: aumentar a flexibilidade de tempo e de lugar dos estudantes; desenvolver a autonomia para o estudo individualizado; capacitar o estudante para o domínio das tecnologias como ferramenta de construção das suas aprendizagens; propiciar o constante exercício da análise e interpretação de representações gráficas e numéricas de fenômenos diversos e promover habilidades de leitura e escrita científica. Inicialmente foram ofertadas duas disciplinas híbridas (metodologia científica e leitura e produção de texto, ambas com materiais adquiridos por empresas terceiras) e no decorrer dos semestres posteriores, outras disciplinas foram acrescentadas nos cursos. O material adquirido era composto por páginas dinâmicas em HTML, ebook em PDF, vídeos, recursos para avaliação da aprendizagem - fóruns, desafios e questões. A equipe multidisciplinar do NEAD validava os materiais didáticos, construía planos de ensino, cronogramas e guias do aluno, organizando todos os objetos de aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após a aplicação das disciplinas por dois semestres (2019.1 e 2019.2), e diferentes processos de avaliação do material didático que estava sendo utilizado, o NEAD planejou o segundo passo que foi a produção de novos objetos de aprendizagem e atualização dos já existentes pela equipe multidisciplinar do núcleo. No decorrer da reestruturação foi necessário realizar o planejamento de design instrucional detalhado de quais materiais e mídias seriam utilizadas, tendo como foco a aprendizagem dos estudantes, a qualidade dos materiais e o engajamento dos alunos. Ficou definido que as disciplinas híbridas teriam os seguintes materiais didáticos: livros digitais (ebooks), vídeos e pílulas de conteúdo (vídeos ou podcasts curtos e objetivos). No planejamento da disciplina a equipe de design instrucional, juntamente com o docente escolhem quais objetos de aprendizagem melhor se adequam, considerando a natureza de cada disciplina. Para uma melhor elaboração dos vídeos, o NEAD encaminha um roteiro aos docentes, solicitando que informem o tema da aula, os materiais que serão utilizados na etapa de edição dos vídeos (slides, trechos de vídeos, gráficos, infográficos, reportagens, jogos, resumo de pesquisadores, áudios e outros recursos digitais), o roteiro do vídeo (abertura, contextualização, desenvolvimento e encerramento), além do tempo previsto para a aula. Após a gravação, os arquivos são enviados para a edição. No decorrer desta etapa, é entregue ao NEAD um arquivo provisório, para que seja realizada uma averiguação detalhada se a aula se conecta com o roteiro planejado entregue pelo(a) docente, além de sinalizar possíveis ajustes na edição, objetivando uma melhor aprendizagem dos alunos. Em seguida, o material é encaminhado para a edição e após finalizado, é verificado o design instrucional e é direcionado para o(a) docente. Outro recurso digital utilizado pelos docentes das disciplinas híbridas é o podcast. Com uma proposta um pouco distinta dos vídeos, o podcast permite que o(a) docente seja mais objetivo e trabalhe com informações complementares aos conteúdos previsto no plano de ensino, por exemplo, feedbacks em relação as atividades onlines e avaliações. No NEAD também são elaborados livros didáticos digitais (ebooks), dividindo a produção em três etapas: planejamento, produção e verificação da acessibilidade. No planejamento, o(a) professor(a) conteudista se reúne com o núcleo para definir os pontos do material e analisar coletivamente o plano de ensino. Na produção, é realizada a primeira entrega do material pelo(a) conteudista para o designer instrucional analisar e adaptar o ebook, além de sugerir atualizações para uma melhor compreensão do material e devolve o material com as sugestões para o(a) conteudista. Após analisar e realizar as edições solicitadas, o material é encaminhado para a revisão linguística e posteriormente, é para a diagramação. Um ponto importante a ser ressaltado é que todos os ebooks elaborados internamente pelo NEAD após finalizados, passam pela adaptação de acessibilidade, inserindo legendas alternativas nas imagens com a descrição visual e análise da acessibilidade utilizando o programa de diagramação InDesign e o leitor de PDF Adobe Acrobat Pro DC. Nossa conclusão é que para que os materiais didáticos pedagógicos sejam eficientes, é primordial que se conectem com a disciplina e o plano de ensino, reforçando a importância de variar os tipos de mídias digitais, estimulando um melhor engajamento e aprendizagem dos discentes.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VICTOR, José Lucas de Paiva et al.. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS VOLTADOS PARA O ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/492187-PRODUCAO-DE-MATERIAIS-DIDATICOS-DIGITAIS-VOLTADOS-PARA-O-ENSINO-HIBRIDO-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes