ENSINO HÍBRIDO – FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E ESTRATÉGIAS PARA MEDIAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
ENSINO HÍBRIDO – FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E ESTRATÉGIAS PARA MEDIAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Wannise de Santana Lima
  • Everlane Ferreira Moura
  • José Lucas de Paiva Victor
  • Cristiane Clébia Barbosa de Medeiros
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Formação Docente em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/492114-ensino-hibrido--formacao-continuada-dos-docentes-e-estrategias-para-mediacao-on-line-no-ensino-superior
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
Ensino Híbrido, Formação Docente, Mediação da Aprendizagem, b-learning, Plataformas LMS
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar o quanto a experiência pedagógica de formação inicial e continuada de professores para atuar no ensino híbrido (blended learning) no Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN impacta na maior utilização das tecnologias e mais intensa mediação da aprendizagem dos estudantes. Na experiência do UNI-RN, optou-se pela hibridização dos espaços, tempos, públicos e metodologias da seguinte forma: definição de disciplinas de caráter transversal, comum aos diferentes cursos de graduação, alinhadas com os seguintes valores institucionais: humanismo, respeito à diversidade, ética, excelência e responsabilidade socioambiental. Como principal critério para ministrar aulas nestas disciplinas estava a realização de formação continuada no uso das tecnologias para a mediação da aprendizagem. O estudo foi feito com as turmas que iniciaram o ensino híbrido no UNI-RN em 2019 até 2022.1. O design metodológico deste estudo envolveu as seguintes etapas: i. Análise das disciplinas híbridas ofertadas no UNI-RN em 2019.1, 2019.2, e de todas as disciplinas remotas de 2020.1 e 2020.2; ii. Levantamento e análise de dados disponíveis em cada uma das disciplinas híbridas; iii. Levantamento e análise das formações docentes realizadas de 2019.2 até 2022.1; iv. Aplicação de questionário on-line aos professores das disciplinas híbridas; v. entrevistas semiestruturadas associada à nova técnica pictor technique com 10 professores que ministram disciplinas híbridas vi. Análise dos dados recolhidos. Foram analisados os acessos dos alunos aos objetos de aprendizagem das disciplinas e os resultados nas avaliações da aprendizagem. Os resultados permitiram identificar que a formação continuada dos docentes e o feedback sobre os acessos e a avaliação da aprendizagem proporcionou um maior utilização das ferramentas disponíveis para interação com os alunos, o que impactou positivamente nos resultados da aprendizagem. Os professores expressaram as suas percepções sobre as estratégias que, na sua perspetiva, potencializam a maior aprendizagem dos estudantes no curso e promovem uma melhor adaptação. Os participantes também construíram uma representação visual com os fatores que melhor contribuíram para a aprendizagem, usando 15 diagramas de pictor. A abordagem permitiu analisar em profundidade não somente a percepção dos professores, a partir dos questionários e grupo focal , mas também a representação visual, a partir da reflexão sobre as suas recentes experiências de mediação da aprendizagem no ensino superior. Os argumentos dos docentes mostram uma percepção clara sobre a mediação da aprendizagem no processo de aprendizagem híbrido. Dentre eles, os de maior significância são: atividades, feedback do professor nas atividades, mensagem aos alunos, objetos de aprendizagem no ava: ebook, vídeo aulas e podcast. São relevantes os resultados encontrados quanto aos fatores de maior importância na aprendizagem dos alunos na percepção dos professores, os resultados também são relevantes do ponto de vista metodológico. Além da importância de ouvir os professores e de atentar para a análise qualitativa das suas falas, o fato de introduzir pictor à pesquisa em ensino híbrido pode ser uma importante contribuição por permitir a triangulação entre os resultados da aprendizagem dos alunos e a representação visual que construíram. Nossa conclusão é que encorajar os professores a refletir sobre as suas experiências de aprendizagem pode fornecer respostas importantes sobre estratégias de ensino que promovam melhor adaptação para a mediação da aprendizagem no ensino híbrido de estudantes do ensino superior.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Wannise de Santana et al.. ENSINO HÍBRIDO – FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E ESTRATÉGIAS PARA MEDIAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/492114-ENSINO-HIBRIDO--FORMACAO-CONTINUADA-DOS-DOCENTES-E-ESTRATEGIAS-PARA-MEDIACAO-ON-LINE-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes