EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autores
  • Francisco Roberto Diniz Araújo
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/491990-educacao-a-distancia--repensando-as-praticas-pedagogicas-e-tecnologicas-no-processo-de-ensino-aprendizagem
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
EaD. Tecnologia. Ensino-aprendizagem.
Resumo
Resumo Expandido Diante dos entraves constituídos acerca das relações professor-aluno, este trabalho apresentou como problema de pesquisa: Quais os desafios teórico-metodológicos da inclusão de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia? O objetivo é debater a ampliação da EaD na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, e o papel das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa pesquisa apresenta relevância por tratar de uma modalidade de Educação a Distância (EaD) que oferece um processo de aprendizagem de forma dinâmica, mediada através das novas tecnologias, como uma possibilidade de aprendizagem a partir da proposta do ensino online. O estudo alicerça-se nas contribuições teóricas sobre o tema em pauta, baseado em Imbernón (2010), Silva (2001), Vieira (2011), Moran (2012) e outros. A partir de referências bibliográficas sobre o tema, apresenta-se uma abordagem qualitativa, na qual leva-se em consideração o debate sobre o tema que está sendo pesquisado, mediante a realização de um estudo de revisão bibliográfica. Evidencia-se que essa modalidade de ensino está em constante transformação, no rastreio por uma educação de qualidade, contribuindo para levar o ensino a todos em tempos atípicos. Portanto, a sua praticidade e funcionalidade devem estar aliadas na qualidade do ensino-aprendizagem ofertado especialmente pelas instituições públicas. A modalidade EaD permite aos docentes ministrarem aulas para grandes grupos de alunos, oferecendo um aprofundamento de conteúdos por períodos de tempos diferenciados, como vivenciamos atualmente. INTRODUÇÃO Nesse contexto, estabelece-se como problema para este artigo: Quais os desafios teórico-metodológicos da inclusão de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia? Esse problema pode ser abordado a partir dos entraves presentes nas relações e nos afetos da interação professor-aluno como fundo dos processos de tal inclusão, passando pelos aspectos emocionais ou éticos do coletivo docente quanto ao trabalho em cenários de home office, até as interações propriamente ditas de inclusão tecnológica, através das dimensões físico-financeiras, pedagógicas e/ou político-administrativas para a garantia do direito à educação em tempos de pandemia pelos quais atravessa a humanidade. A reflexão acerca dessa realidade favorece a busca por uma modalidade de ensino que possibilite a conciliação entre as atividades essenciais ao sujeito, que são: estudo, família e trabalho. As estratégias implicam em uma nova rotina de vida, a começar por trabalhar em casa (Home Office) quando possível. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). Essa modalidade de ensino exige do professor uma formação contínua capaz de redimensionar práticas docentes. O uso de ambientes coletivo e individual pode contribuir com a aprendizagem colaborativa, na qual somos corresponsáveis pelo próprio processo e do grupo: alunos, tutores e professores. Maia e Mattar (2007, p. 6) argumentam que a EaD é “uma modalidade de educação em que os professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação”. A inserção da tecnologia de comunicação vislumbra muitas possibilidades de ampliar o acesso à educação, embora as práticas mais inovadoras não representem mudanças nas concepções de conhecimento, ensino e aprendizagem ou nos papéis do aluno e do professor. A Internet potencializa a modalidade de ensino online, redimensiona a docência e a aprendizagem a um modo online, sem comprometer a qualidade da educação, por meio do uso das TICs. Metodologia Os procedimentos adotados para a condução do estudo foram a elaboração do tema, a pesquisa de literatura e a análise crítica dos artigos pesquisados. A pesquisa bibliográfica foi realizada entre os meses de agosto e outubro de 2020, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Periódicos Capes e SciELO – Scientific Electronic Library Online. Os artigos selecionados seguiram critérios disponíveis na íntegra e de forma gratuita, trabalhos nacionais e pesquisas publicadas nas últimas duas décadas. Finalizando com as considerações Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são baseados no uso de tecnologias direcionadas à garantia dos processos científicos e metodológicos vigentes nas práticas educacionais exigidas pelo currículo da educação básica e ofertadas por meio da Educação a Distância on-line. Portanto, é perceptível que essa modalidade de ensino EaD busca uma constante transformação em prol da melhoria da oferta de uma educação de qualidade, contribuindo para levar o ensino a todos em tempos atípicos.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAÚJO, Francisco Roberto Diniz. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/491990-EDUCACAO-A-DISTANCIA--REPENSANDO-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-E-TECNOLOGICAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM. Acesso em: 12/09/2025

Trabalho

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