CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA EAD DA UERN

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA EAD DA UERN
Autores
  • Anne Valeska Lopes da Costa
  • Isac Rufino de Araújo
  • Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/491661-curricularizacao-da-extensao--primeiras-experiencias-do-curso-de-licenciatura-em-musica-ead-da-uern
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
curricularização da extensão, licenciatura em música, educação a distância, educação musical online.
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no curso de licenciatura em música a distância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. A ação foi realizada dentro do Projeto de Extensão “Educação Musical Online” com objetivo de viabilizar a curricularização da extensão para alunos do curso por meio do componente Unidade Curricular de Extensão - UCE. Esse texto compartilha como se deu a organização e o funcionamento da UCE no curso em questão. Na UERN, a curricularização da extensão foi regulamentada através da Resolução Nº 25/2017 - CONSEPE, determinando que as atividades de extensão seriam organizadas a partir de um componente denominado Unidade Curricular de Extensão - UCE, devendo constar na matriz curricular dos cursos de graduação. De acordo com o Art. 64 do Projeto Político Pedagógico do curso: “No curso de Licenciatura em Música da UERN, as UCEs poderão ser desenvolvidas através de Programas e/ou Projetos institucionalizados, bem como através dos cursos permanentes da Escola de Música da UERN” (2018, p. 200). Na licenciatura em música da UERN, 10% da carga horária total do curso corresponde a 345 horas distribuídas em três semestres e são ofertadas na primeira metade do curso. Na licenciatura em música EaD, as UCEs vêm sendo desenvolvidas vinculadas ao Projeto Educação Musical Online que visa realizar diversos cursos de música de forma online para toda a comunidade interessada. Na primeira experiência com esse componente (semestre 2021.2), os estudantes responderam inicialmente um formulário diagnóstico com perguntas sobre sua prática musical e experiência com o ensino, para posteriormente formar grupos com até cinco estudantes de diferentes níveis musicais. A separação dos grupos ficou a cargo dos professores, que contavam com o apoio de um bolsista do projeto e de tutores. Em seguida, os grupos foram distribuídos entre 04 tutores para o acompanhamento pedagógico, que consistia na orientação da construção de propostas de cursos e do plano de ensino. Cada equipe elaborou, planejou e ministrou um curso por eles escolhido, na área musical que possuíam mais familiaridade. Além disso, os tutores orientaram a preparação do material de divulgação dos cursos, e fizeram o acompanhamento do desenvolvimento do curso do início ao fim. Para isso, tinham apoio de monitores estudantes do curso de licenciatura em música - na modalidade à distância e presencial - que participavam de forma voluntária do projeto. Devido a UCE ser um componente novo que gerava muitas dúvidas de como seu funcionamento se daria no Moodle, o atendimento aos grupos se deu principalmente através de grupos de WhatsApp. Isso se deu para tornar possível que os monitores que não eram alunos do curso EAD participassem do projeto sem precisarem estar cadastrados na plataforma do Moodle. Os monitores integravam os grupos de WhatsApp junto com cada grupo e mantinham o contato direto com o tutor, fazendo assim a ponte entre grupos e tutores. Ao final do semestre alguns problemas foram percebidos com essa dinâmica, sendo um deles o fato do ambiente de aprendizagem do curso no Moodle ter sido abandonado, gerando uma falta de controle no atendimento dos estudantes, bem como a desmotivação para acessar o ambiente virtual de aprendizagem. Outro problema percebido foi que nem todos os monitores se mantiveram ativos até o final do semestre, atrapalhando, em alguns momentos, o desenvolvimento das atividades, no que se refere a comunicação e prazos de atividades. Outras formas de acompanhar os grupos foi através de videochamadas entre grupos e tutores, também do preenchimento de relatórios por parte dos estudantes, sendo um parcial na metade do componente e outro no momento final da UCE, além da participação como ouvintes de tutores e monitores em algumas aulas dos cursos que estavam sendo ministrados. Consideramos a implantação desse componente curricular em um curso a distância muito desafiador, por diversos motivos, entre eles o fato de termos articulado a execução de mais de 40 cursos, contabilizando mais de 800 vagas para a comunidade externa, executados por grupos de alunos distribuídos em 8 polos, envolvendo estudantes imersos em diversos municípios, inclusive em outros estados e países, como um dos cursos ministrado em Cabo Verde na África do Sul. Além disso, buscar viabilizar a execução e possibilitar segurança aos alunos para ministrar os cursos diante das realidades heterogêneas durante as aulas, também foi muito desafiador, bem como, a implantação desse componente dentro do ambiente virtual de aprendizagem e o acompanhamento desses cursos. Para as novas experiências, já em andamento, alguns ajustes foram realizados como forma de melhorar a comunicação e o acompanhamento pedagógico. De toda forma, o desafio sempre é imenso e contínuo mediante cada novo curso oferecido e novas turmas com suas particularidades e demandas que surgem.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Anne Valeska Lopes da; ARAÚJO, Isac Rufino de; CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA EAD DA UERN.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/491661-CURRICULARIZACAO-DA-EXTENSAO--PRIMEIRAS-EXPERIENCIAS-DO-CURSO-DE-LICENCIATURA-EM-MUSICA-EAD-DA-UERN. Acesso em: 31/05/2025

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