O APLICATIVO ANKI COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE DE INGLÊS INTEGRADO À AGROPECUÁRIA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
O APLICATIVO ANKI COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE DE INGLÊS INTEGRADO À AGROPECUÁRIA
Autores
  • Rose Aparecida Costa Souza Oliveira
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Soluções Computacionais para EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/491649-o-aplicativo-anki-como-objeto-digital-de-aprendizagem-em-um-curso-de-extensao-on-line-de-ingles-integrado-a-agrop
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
ANKI, Abordagem CLIL, Objetos de aprendizagem, ensino de línguas.
Resumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa que investiga as contribuições do aplicativo ANKI em aulas de língua inglesa sob a abordagem de ensino integrado (Content and Language Integrated Learning – CLIL), no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT). De acordo com a didática profissional, deve-se promover, na EPT, a articulação de conteúdos tanto para a formação propedêutica quanto para a profissional, todavia os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) não contemplam a formação profissional do aluno em inglês aplicado, mas tão somente em inglês geral. Pesquisas recentes demonstram que a falta de previsão de referencial teórico específico nos PPCs e nos Planos de Ensino dos cursos na EPT são em decorrência, dentre outros fatores, da pouca bibliografia existente, da escassez de material didático e da falta de formação dos professores de línguas para dominar o vocabulário técnico, como de inglês aplicado à agropecuária, por exemplo. A fim de suprir essa lacuna, pretende-se utilizar o ANKI como uma ferramenta digital para potencializar a aprendizagem, desenvolver a autonomia do aluno e contribuir para a elaboração de objetos de aprendizagem (OA). Esse aplicativo é baseado no Sistema de Repetição Espaçada, uma descoberta da neurociência, cujo sistema é desenvolvido com foco na curva do esquecimento (EBBINGHAUS, 1913), e que tem sido utilizada por vários professores de idiomas on-line para otimizar a aprendizagem dos alunos. O objetivo geral da pesquisa é verificar em que medida o ANKI contribui para potencializar a aprendizagem de inglês integrado. Como objetivos específicos pretende-se utilizar o aplicativo para criar objetos de aprendizagem, desenvolver a autonomia do aluno e fazer o levantamento de sites e vídeos que contribuirão para a elaboração de material didático para os professores da EPT. Entretanto, é necessário verificar se no desenvolvimento dos OAs tem-se o equilíbrio técnico e pedagógico, com vistas à concepção de objetos congruentes com a aprendizagem de línguas estrangeiras e que atendam aos princípios da abordagem comunicativa de linguagem. Para tanto, o OA deve ser submetido a critérios de avaliação para análise da usabilidade: Qual o nível de adaptabilidade desse OA para o ensino e aprendizagem de línguas? O objeto estimula a curiosidade, o interesse e a autonomia do aluno? O objeto apresenta funcionalidade e usabilidade? Assim, para que essa análise seja possível, utilizam-se os seguintes instrumentos: ficha de avaliação do OA, conforme apresentado por Netto et al. (2011), ficha de levantamento e ferramenta (planilha) de avaliação pedagógica de software (PETESE), de acordo com os pressupostos de Coomans e Lacerda (2015). Ao ser submetido a esses critérios, verificou-se que o ANKI pode ser um potencial OA para o ensino e aprendizagem de inglês integrado a qualquer área do conhecimento e não apenas da agropecuária. A investigação, portanto, parte de uma pesquisa documental e bibliográfica, cujos dados foram resultantes da busca por termos específicos sobre o tema, tais quais “ensino de língua inglesa” ou “inglês para fins específicos” e “educação profissional e tecnológica” e “objetos de aprendizagem no ensino de língua inglesa” no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores para referenciar os seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica e construção do currículo na EPT (RAMOS, 2005; BRASIL, 2021); Objetos de aprendizagem (COOMANS, LACERDA, 2015; NETTO et al, 2011; BRAGA, FRANÇA, 2015); Sistema de Repetição Espaçada e Neuropsicolinguística (EBBINGHAUS, 1913; SCLIAR-CABRAL, 1997; WARREN, 2013). Para verificação e análise dos dados, foi proposto um curso on-line de inglês aplicado à agropecuária para alunos de Institutos e Colégios Técnicos Federais. Espera-se que, ao final do curso, os alunos tenham desenvolvido as competências linguísticas e dominado o vocabulário técnico para o exercício profissional e da cidadania.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Rose Aparecida Costa Souza. O APLICATIVO ANKI COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE DE INGLÊS INTEGRADO À AGROPECUÁRIA.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/491649-O-APLICATIVO-ANKI-COMO-OBJETO-DIGITAL-DE-APRENDIZAGEM-EM-UM-CURSO-DE-EXTENSAO-ON-LINE-DE-INGLES-INTEGRADO-A-AGROP. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

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