O USO DE REDES SOCIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO NA EAD

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
O USO DE REDES SOCIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO NA EAD
Autores
  • Silvia Regina Pereira de Mendonça
  • ADDA KÉSIA BARBALHO DA SILVA
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Formação Docente em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/491648-o-uso-de-redes-sociais-no-ensino-de-matematica-em-epoca-de-pandemia--representacoes-sociais-sobre-a-utilizacao-na
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
Educação a Distância; TIC no ensino; Redes Sociais; Representações Sociais; Ensino de Matemática
Resumo
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre as possibilidades e a importância da inserção de redes sociais no ensino de Matemática, na EAD, no período de Pandemia, e os benefícios da interlocução sobre essa utilização para o êxito e agilidade na comunicação educacional. Os dados, aqui apresentados, são resultantes de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFRN. Solicitamos a participação dos alunos do curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar, campus de Educação a Distância - IFRN. Eles responderam às questões que remetem à utilização de redes sociais em suas práticas de ensino de Matemática, na fase de crítica da pandemia, de acordo com a realidade escolar e participaram de trocas de experiências sobre a utilização dos recursos disponíveis. Os participantes foram convidados a responder um questionário online. Realizamos, ainda, a revisão bibliográfica, coleta de dados, tabulação e análise. Conduzimos o trabalho à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Moscovici (2012), abordando a análise das respostas coletadas e as discussões propostas. Segundo Freire (2009, p. 14), o professor deve “tomar a própria prática de abertura ao outro como objetivo da reflexão crítica [...]”. Para ter consciência do seu papel e se inserir como sujeito na sociedade. Vários estudiosos abordam a importância da formação constante de docentes como forma de se promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem, principalmente, refletindo sobre a sua prática. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos participantes atuaram em sala de aula, durante a pandemia. Dos 15 participantes, 08 docentes estavam atuando no ensino fundamental entre o 2º ao 9º ano, na disciplina de matemática. E os que trabalham na educação infantil atuaram como professor polivalente. Dos 08 docentes, que lecionavam no ensino fundamental, as atividades foram realizadas por meio do ensino remoto e, os demais, na forma presencial e remota. Ao final do período de levantamento de dados, observamos que os docentes relataram vários aspetos positivos em relação à utilização de redes sociais em suas aulas no ensino de Matemática. Entre o aspecto de maior destaque, está a possibilidade de facilidade de comunicação entre os participantes e, por meio desse processo, foi possível promover a construção do conhecimento no ensino de matemática. Outro aspecto positivo que foi revelado pelos docentes é a utilização de vários recursos de mídias para explicar os conteúdos que estavam sendo ministrados. Soma-se a esses aspectos, a oportunidade de desenvolvimento profissional possibilitado pela utilização das redes sociais. Para os docentes, essa possibilidade está relacionada à utilização de recursos tecnológicos em muitas atividades em EAD. Além desses, foram relatados aspectos negativos considerados como dificuldades na aprendizagem dos alunos, tais como, o não acesso a internet por alguns alunos, o desestimulo e a falta de contato humano. Eles acreditam que esses entraves podem ser minimizados com orientações e apoio constante aos alunos. Buscamos, dessa forma, contribuir com a melhoria do ensino, por intermédio das redes sociais, utilizadas pela maioria da população, possibilitando o desenvolvimento de metodologias educacionais, repensando o ofício de ser professor de Matemática. Ao término do processo, percebemos que a utilização das redes sociais no ensino de matemática foi considerada positiva pelos docentes, já que foi possível desenvolver nos alunos não somente o conhecimento relativo ao conteúdo, mas também, promover o fortalecimento das relações sociais como incentivar o discente aos estudos; estimular o desenvolvimento de competências de relacionamento entre os envolvidos no processo; a capacidade de promover o pensamento crítico e espírito reflexivo, por meio das atividades realizadas durante a atuação nas redes sociais. Temos a assertiva que esse tema tem muitos desdobramentos e interessados, aos quais podemos buscar a influência da troca de experiências para a prática dos professores de Matemática atuantes nas escolas, que procuram inovações em suas atividades, pois a melhoria do ensino e da aprendizagem é de interesse e importância social e educacional. Dessa forma, percebemos que é imprescindível organizar atividades para a utilização de redes sociais no ensino, com base nas experiências dos professores de matemática, participantes da pesquisa, oferecendo subsídios para melhorias nas aulas da rede pública, com a EAD, nesse período de distanciamento social e em outros períodos.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDONÇA, Silvia Regina Pereira de; SILVA, ADDA KÉSIA BARBALHO DA. O USO DE REDES SOCIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO NA EAD.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/491648-O-USO-DE-REDES-SOCIAIS-NO-ENSINO-DE-MATEMATICA-EM-EPOCA-DE-PANDEMIA--REPRESENTACOES-SOCIAIS-SOBRE-A-UTILIZACAO-NA. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes