A PLATAFORMA MOODLE CLASSES DO CECAMPE NORDESTE: EXPERIÊNCIAS DE TUTORIA EAD NO CURSO ‘’PDDE E AÇÕES INTEGRADAS’’

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
A PLATAFORMA MOODLE CLASSES DO CECAMPE NORDESTE: EXPERIÊNCIAS DE TUTORIA EAD NO CURSO ‘’PDDE E AÇÕES INTEGRADAS’’
Autores
  • Jobson Jorge da Silva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/490559-a-plataforma-moodle-classes-do-cecampe-nordeste--experiencias-de-tutoria-ead-no-curso-pdde-e-acoes-integradas
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
Tutoria; Didática; Plataforma Moodle Classes.
Resumo
O presente resumo expandido objetiva compartilhar experiências da rotina de atividades realizadas pelo tutor EAD na plataforma Moodle Classes. Apresentamos bases teóricas no campo da educação, das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDCIs) e no campo do ensino na perspectiva da Educação a Distância. Para esses fins, nos apoiaremos, principalmente na produção de Castells (1999), Araújo; Vilaça (2016) e Canclini (2008). A produção e difusão do conhecimento científico como conhecemos, hoje, nem sempre foram tão bem aceitas e respeitadas pelas diversas sociedades humanas. Na Idade Antiga, o imperialismo, a dominação e a crença dogmática mantiveram sob o domínio absolutista de curandeiros e magos, que se diziam enviados divinos, todo o poder acerca das possíveis inovações tecnológicas e da explicação dos acontecimentos dos fatos. Na Idade Média, observamos a perseguição sofrida pelos pensadores em virtude da manutenção da dominação ideológica da igreja cristã e dos impérios que exerciam, antes de mais nada, dominação político-econômico-ideológica. Após essa brevíssima introdução histórica sobre os avanços da tecnologia no mundo, apontamos para a cidade contemporânea que, rodeada de tecnologias, vem experimentando diferentes formas de relações sociais entre os seus usuários. As redes sociais digitais possibilitam que os indivíduos interajam com outros usuários da rede, que leiam notícias, opinem, reivindiquem, produzam seu próprio conhecimento, divulguem informações e até mesmo se mobilizem coletivamente. Nesse sentido, caracterizamos a plataforma Moodle Classes como uma importante ferramenta resultado de tantos avanços tecnológicos na história da humanidade. Assim, o Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos). Ele foi e continua sendo desenvolvido continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o mundo, que também constituem um grupo de suporte aos usuários, acréscimo de novas funcionalidades, etc. É nessa plataforma que o Cecampe Nordeste desenvolve formações pedagógicas para gestores, técnicos educacionais e secretários de educação de todo o Nordeste sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O PDDE possui caráter suplementar e tem o objetivo de contribuir para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento e para a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica, bem como incentivar a autogestão escolar e o exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social. A partir dessa breve conceitualização histórica e política apontamos para uma breve descrição da experiência docente na plataforma Moodle Classes em um curso do Cecampe-NE sobre o PDDE. A plataforma Moodle exige constante acompanhamento e as atividades são organizadas em forma de agenda diária. Nas segundas, por exemplo, é dia do tutor fazer leituras e conhecer os materiais expostos na página do curso, na terça, quarta, quinta e sexta, é possível conferir a participação dos cursistas nas atividades, o desempenho deles e o período de tempo em que acessaram, não acessaram ou permaneceram logados na plataforma. Além disso, há horários pré-agendados para comunicação assíncrona através do chat com os cursistas. Nessa perspectiva, apontamos para a necessidade de organização de agendas de trabalho e estudos para as atividades do curso ‘’PDDE e ações integradas’’. A partir dessa agenda de trabalhos são discutidos aspectos importantes sobre a gestão democrática desses recursos destinados às escolas públicas. De modo geral para concluirmos nossa apresentação elencaremos a seguir o passo a passo do trabalho do tutor na plataforma desde a inscrição à certificação: I. Acesso dos cursistas ao curso e indicação do polo de lotação de acordo com a localização geográfica no estado de Pernambuco. Os polos possíveis são Recife e Caruaru; II. Aula inaugural do curso. Essa atividade pode ser realizada tanto pelo tutor e seus cursistas como pela coordenação estadual e geral do Cecampe-NE; III. Contato via e-mail para apresentação do curso, envio de link do Whatsapp e da plataforma Moodle Classes para os cursistas que até aqui ainda não acessaram a plataforma; IV. Acompanhamento diários dos cursistas na plataforma a partir de envio de mensagens de alerta e por meio de atendimentos via chat, e-mail e whatsapp. V. Por fim, são emitidos, semanalmente, relatórios do desempenho dos cursistas, após a conclusão das atividades reflexivas (discursivas) dos módulos I e II e avaliação do tutor o certificado é librado e emitido na própria plataforma.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jobson Jorge da. A PLATAFORMA MOODLE CLASSES DO CECAMPE NORDESTE: EXPERIÊNCIAS DE TUTORIA EAD NO CURSO ‘’PDDE E AÇÕES INTEGRADAS’’.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/490559-A-PLATAFORMA-MOODLE-CLASSES-DO-CECAMPE-NORDESTE--EXPERIENCIAS-DE-TUTORIA-EAD-NO-CURSO-PDDE-E-ACOES-INTEGRADAS. Acesso em: 29/05/2025

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