TUTORIA NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UERN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
TUTORIA NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UERN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • DIVA WELLK DE OLIVEIRA SANTOS
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/490324-tutoria-nos-cursos-a-distancia-da-uern--um-relato-de-experiencia
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
Educação a Distância, Tutoria, AVEA, Alunos.
Resumo
RESUMO Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões acerca das atividades de tutoria que executo a alguns anos. Para isto, revisitamos conceitos e orientações das formações de tutores afim de melhorar nossas contribuições no processo formativo dos alunos de Educação a Distância. 1 INTRODUÇÃO Este texto tem por objetivo auxiliar o processo de reflexão acerca da minha prática nas atividades tutoriais dos cursos de Educação a Distância na UERN. Buscando aperfeiçoar a minha prática, enquanto tutora, revejo os documentos e editais que informam as atribuições do tutor, deixando clara a importância deste sujeito que facilita e media o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que é o tutor quem mantem a relação e a interação direta com os discentes. O texto apresenta inicialmente a história da chegada do Ensino a Distância – EAD nos proporcionando uma visão panorâmica do modelo de ensino em nosso país, na sequencia falamos dos sujeitos participantes deste modelo de ensino, bem como falamos acerca das ferramentas disponíveis no ambiente virtual de ensino aprendizagem – AVEA, em seguida falamos da importância do tutor e suas atribuições na EAD, logo após relato minha experiencia como tutora dos cursos à distância de graduação e especialização da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, elencando as principais queixas e dificuldades enfrentadas pelos alunos, por fim apresentamos nossas considerações finais. 2 EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL A história da educação a distância, doravante EAD, no Brasil não é recente, foi iniciada por volta de 1900 com a chegada dos cursos por correspondência, “O ano de 1904 é considerado como ponto de partida da educação por correspondência no Brasil, momento em que os materiais impressos que enviavam pelas estradas de ferro” (AHMED, 2008 APUD CORTELAZZO, 2009). A partir de 1970 os programas de ensino a distância conseguiram chegar as escolas Brasil a fora, por intermédio das rádios e dos programas de televisão e ainda por meio de apostilas impressas. A EAD já tinha um crescimento que chamava a atenção nas últimas décadas, porem com algumas ressalvas, conforme Matos (2012, p.14): “no Brasil esta modalidade ainda está suscetível a uma cultura tradicional que privilegia o presencialismo e desconfia daquilo que pode ser realizado a distância”. 3 RELATO DE MINHA EXPERIÊNCIA COMO TUTORA A DISTÂNCIA Desde o início de minhas atividades pude perceber o mundo de possibilidades que o ensino a distância pode proporcionar, desde que bem orientado. A inclusão de tantas pessoas ao ensino superior, a formação continuada por meio dos cursos de extensão, capacitações, especializações e etc. é um fator muito positivo. Nestes anos de prática tenho observado algumas dificuldades destes alunos da EAD, que precisam de ajustes para que possam tirar o melhor proveito de suas formações, dentre as quais podemos citar: ? A falta de gerenciamento do tempo, é um dos problemas mais corriqueiros com os quais lidamos, pois o aluno deverá evitar o acúmulo de atividades, pois isto prejudicará seu rendimento; ? Dificuldade no uso das ferramentas disponíveis no AVEA como chats, wikis, fóruns, que aparentemente simples e intuitivas, muitas vezes é uma prática confusa ou complicada para muitos alunos. ? O gerenciamento de sua aprendizagem, uma vez que na EAD, o aluno deverá desenvolver uma maior autonomia sobre o seu aprendizado, e não pode se manter passivo, esperando um repasse de conhecimentos tão tipicamente encontrado no ensino presencial; Tendo em vista estes pontos de dificuldade apresentados é necessário agir de forma colaborativa, e insistente para que os alunos se organizem e aprendam a gerenciar suas atividades, usando sabiamente seu tempo disponível e se aventurando na exploração do AVEA, pois é desta forma que o aluno alcançará de fato a tão desejada e esperada autonomia que acontecerá gradualmente no seu processo de formação. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Após esta breve apresentação, podemos perceber que a Educação a distância é um modelo muito democrático, pois oportuniza o acesso à educação e conhecimento a todos aqueles que tem interesse em qualquer área geográfica que dispõe de uma mínima estrutura, como acesso à internet e um aparelho de comunicação, que muitas vezes pode ser apenas o celular ou smartphone pessoal de uso diário. Considero esta reflexão apresentada neste trabalho é uma prática demasiadamente importante, pois o tutor é um profissional que deve estar preocupado em prestar uma boa assistência aos alunos, e buscar seu próprio crescimento, mantendo-se atualizado, aprimorar suas habilidades de comunicação, organização, uso de tecnologias diversas e etc. A EAD é feita de parcerias tácitas entre o professor e o tutor, o professor e o aluno e o tutor e o aluno. Especialmente a ligação entre o tutor e o aluno deve ser cheia de confiança e motivação, pois ela é constante e essencial para todo o processo educativo.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, DIVA WELLK DE OLIVEIRA. TUTORIA NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UERN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/490324-TUTORIA-NOS-CURSOS-A-DISTANCIA-DA-UERN--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 11/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes