DESIGN EDUCACIONAL PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA À DISTÂNCIA: UM RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
DESIGN EDUCACIONAL PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA À DISTÂNCIA: UM RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD
Autores
  • Thiago Medeiros Barros
  • João Moreno Vilas Boas de Souza Silva
  • Wagner de Oliveira
  • Albérico Teixeira Canario de Souza
  • Luciane Soares Almeida
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/487878-design-educacional-para-cursos-de-formacao-inicial-e-continuada-a-distancia--um-relato-de-implementacao-do-curso-
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
design educacional, EaD, metodologias ativas, ensino híbrido.
Resumo
Design Educacional (DE), neste trabalho, é definido como um processo para planejar, implementar e avaliar uma solução para um problema educacional. Outro termo mais antigo e constantemente utilizado como sinônimo é o Design Instrucional (DI). O DI surge no contexto da II Guerra Mundial para treinamento militar focado em instruir a tropa no uso de equipamentos de forma mais eficiente e eficaz (FILATRO, 2017). Com o avanço de novas abordagens pedagógicas e usos de novas tecnologias na área de educação, o termo Design Educacional começa a ser mais utilizado no Brasil, ao invés do Design Instrucional, conforme esclarece Mattar (2014). O referido autor elucida que uma discussão ocorrida no ano de 2008, para a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), definiu Designer Educacional como ocupação oficial, com os seguintes sinônimos: desenhista instrucional, designer instrucional e projetista instrucional. Um exemplo de como o DE pode ser útil para o desenvolvimento de cursos é o uso de um dos seus métodos mais clássicos: ADDIE, acrônimo em inglês, que sig­nifica Analysis (Análise), Design (Desenho), Development (Desenvolvimento), Implementation (Implementação) e Evaluation (Avaliação) (BATES, 2017). A partir desse conjunto de passos, o professor/Designer Educacional tem um caminho sistemático, mas não rígido, para facilitar seu processo de criação de soluções educacionais, de acordo com o contexto do seu problema educacional. Atualmente, vemos em um espaço de tempo cada vez menor o surgimento de novas tecnologias que impactam a sociedade, principalmente no modo de comunicar e interagir (redes sociais, inteligência artificial, robôs domésticos e dispositivos móveis são alguns exemplos). Logo, não é de se admirar o impacto que essas tecnologias também causam no processo educativo baseado na interação entre sujeitos (ou até com seres autônomos artificiais). Essas tecnologias que modificam os meios de comunicação abrem um novo leque de oportunidades na educação, principalmente, na modalidade de Educação a Distância (EaD). Isso porque, com a redução dos custos da comunicação promovida pelas revoluções tecnológicas (rádio, televisão e, mais atualmente, a internet), tornou-se possível criar novas formas de interação de baixo custo entre professor e aluno. Nessas interações, as barreiras temporal e espacial (professor e aluno estarem no mesmo lugar ao mesmo tempo) não são mais empecilhos para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra (LITTO; FORMIGA, 2009). Assim, neste contexto de imprevisibilidade, um processo a ser seguido pelo professor que o auxilie na criação de soluções educacionais, como o Design Educacional, pode facilitar o planejamento, implementação e avaliação de uma proposta educacional nos diversos níveis e modalidades de ensino como, por exemplo, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, ensino médio, educação superior e educação profissional e tecnológica. Este trabalho versa sobre uma proposta de Design Educacional, desenvolvida com base no método ADDIE, em um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância. Trata-se de um relato de implementação do curso FIC de Produção de Material Didático para EaD, com carga horária de 80h, tendo como objetivo principal capacitar professores para a produção de material didático com foco na modalidade EaD. No curso, foram utilizadas estratégias baseadas em metodologias ativas nos momentos síncronos, com foco maior nos conteúdos procedimentais e atitudinais, com ênfase na interação, além do uso de estratégias diversas nos momentos assíncronos, contemplando os conteúdos factuais e conceituais. A pergunta norteadora deste trabalho é a seguinte: o Design Educacional, baseado no método ADDIE, com ênfases distintas em momentos síncronos (priorizando conteúdos procedimentais e atitudinais) e momentos assíncronos (priorizando conteúdos factuais e conceituais) consiste em uma proposta viável para construção e implementação de cursos FIC na modalidade EaD? Nesse sentido, o objetivo precípuo deste artigo é analisar o curso FIC de Produção de Material Didático para EaD, desde a sua concepção até a avaliação de uma de suas ofertas. Para a consecução desse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos conceitos estruturantes deste trabalho, quais sejam: Design Educacional, ADDIE, a partir de autores que são referência na área, como Filatro (2017), Mattar (2017), Bates (2017). Desse modo, é feita a descrição do Design Educacional do curso FIC a partir das etapas do método ADDIE, em que são apresentados: formulário de análise de contexto (Análise); matriz de design instrucional, dividida em momentos assíncronos e síncronos (Design); estrutura da página no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle (Desenvolvimento); sequência didática (Implementação) realizada na forma de uma unidade; e, por fim, o instrumento de avaliação do curso pelos alunos (Avaliação).
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Thiago Medeiros et al.. DESIGN EDUCACIONAL PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA À DISTÂNCIA: UM RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/487878-DESIGN-EDUCACIONAL-PARA-CURSOS-DE-FORMACAO-INICIAL-E-CONTINUADA-A-DISTANCIA--UM-RELATO-DE-IMPLEMENTACAO-DO-CURSO-. Acesso em: 22/07/2025

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