UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2358-6931

Título do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO NO ENSINO A DISTÂNCIA
Autores
  • Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira
  • Giann Mendes Ribeiro
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Políticas e Institucionalização da EaD
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semead2022/472780-um-estudo-sobre-o-engajamento-no-ensino-a-distancia
ISSN
2358-6931
Palavras-Chave
Engajamento, Ensino à distância, Índice de avaliação, Qualidade Institucional
Resumo
A partir de alguns autores estudados, é possível afirmar que a EaD vem ganhando um espaço cada vez mais significativo em relação as leis, aos cursos formativos de profissionais especializados, ao credenciamento de instituições, aos materiais didáticos e equipamentos utilizados, às condições tecnológicas e a mudança de mentalidade de professores e estudantes (OLIVEIRA et al, 2017; RIBEIRO,2013; TORRES, 2013). Essa modalidade exige adequações particulares a fim de tentar manter o aluno no curso, trazendo um esforço maior por parte dos professores na elaboração de aulas e materiais, dos tutores nas interações com os alunos dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e das instituições em identificar e estudar índices que ajudem a minimizar a desistência em disciplinas ou a evasão dos cursos. Segundo o Censo EAD.BR de 2019/2020 da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a evasão nos cursos de graduação a distância está acima dos 20%. Entretanto esse índice pode ser ainda maior porque segundo o próprio Censo, falta informações sobre a evasão em nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Deve ser uma preocupação constante das IES, principalmente as que ofertam cursos à distância, conhecer seus alunos, com o intuito de tentar diminuir os índices de evasão. E uma variável que vem sendo utilizada para mensurar o grau de envolvimento dos estudantes é o engajamento, pois alunos engajados tendem a não abandonar o curso. Segundo Coates (2005), esse termo é utilizado para descrever as características acadêmicas e não acadêmicas da experiência de aprendizagem do estudante. Para Vitória et al (2018), o engajamento envolve um esforço (físico e psicológico) dos estudantes nas suas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva, envolvendo também as atividades que as instituições promovem com o intuito de engajar os estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Na modalidade de ensino presencial, essa relação envolve alunos, instituição e professores. Nesse contexto, torna-se relevante o estudo do engajamento como uma ligação entre o aluno e a IES, ao investigar diversas questões como: aspectos cognitivos e metodológicos, as relações emocionais envolvendo docentes, tutores e discentes, o processo de ensino e aprendizagem, avaliação da própria instituição de ensino em relação a qualidade e quanto a tomada de decisões referentes a continuidade do curso em estudo. O ENGAJAMENTO O engajamento é um termo bastante estudado em países como Estados Unidos e Austrália, tendo o início de suas pesquisas ligadas ao engajamento no ambiente de trabalho, sendo associado ao oposto à Síndrome de Bournot (síndrome tridimensional de exaustão emocional, despersonificação e falta de realização pessoal) (KAHN, 1992; MASLACH; LEITER, 1997; SCHAUFELI et al., 1996). Para Coelho e Amarantes (2014), o engajamento se refere a uma ligação entre o indivíduo e a atividade que está sendo realizada, com o potencial de permitir a compreensão da relação que os estudantes estabelecem com o ambiente, com as atividades propostas em sala de aula e os efeitos sobre a aprendizagem. O ENGAJAMENTO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Martins (2014), desenvolveu um modelo que permite avaliar o nível de engajamento do estudante e as políticas e práticas institucionais em instituições de ensino superior na modalidade de ensino a distância, com 11 dimensões a serem avaliadas, subdividindo-se em mais de 60 itens entre características do estudante e fatores de engajamento. Para isso, teve como base estudos realizados no NSSE e a escala criada por Dixson (2012). As 11 dimensões propostas pela autora são: Formação acadêmica anterior e aptidão, Características individuais do aluno, Expectativas referentes a conhecimento e empregabilidade, Participação em atividades acadêmicas, Condição do polo presencial, Sistemas de Ensino, Suporte Acadêmico, Docentes, Tutores, Materiais Educacionais, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse é um dos modelos mais amplos para identificar o nível de engajamento dos alunos na educação à distância. CONCLUSÃO Cada dia mais fica evidente a necessidade de aproximar os alunos do ensino superior às instituições na qual estão ligados, numa tentativa de reduzir as taxas de evasão e melhorar a qualidade do aprendizado. Um desses índices que apresenta esse potencial é o engajamento. Particularmente no Brasil, a discussão sobre avaliação do ensino superior tem sido tema de debates e pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento. Nos países que utilizam o engajamento como uma medida de avaliação da qualidade, e ele é vislumbrado como forma de demonstrar a eficiência do sistema. Este trabalho buscou trazer uma breve discussão sobre o engajamento dos alunos na modalidade de ensino à distância no Brasil, buscando entendê-lo como um parâmetro ligado a qualidade de ensino e aprendizagem.
Título do Evento
V Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2022
Título dos Anais do Evento
Seminário Internacional de Educação a Distância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Thrycia Viviane Gadelha Macena; RIBEIRO, Giann Mendes. UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO NO ENSINO A DISTÂNCIA.. In: Seminário Internacional de Educação a Distância. Anais...Natal(RN) IFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semead2022/472780-UM-ESTUDO-SOBRE-O-ENGAJAMENTO-NO-ENSINO-A-DISTANCIA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

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